Perguntar
Fechar

Quais os sintomas da insuficiência respiratória?

Os sintomas da insuficiência respiratória podem ser muito variados, de acordo com a sua causa. Contudo, alguns sinais e sintomas são bastante frequentes, independentemente do que causou a insuficiência respiratória. São eles: falta de ar e aumento da frequência cardíaca e respiratória.

A dificuldade de realizar adequadamente as trocas gasosas leva à falta de ar. Logo, a falta de oxigênio e o excesso de gás carbônico na circulação leva o organismo a trabalhar mais para compensar esse desequilíbrio, aumentando o número dos batimentos cardíacos e das respirações.

Outro sinal comum da insuficiência respiratória é a coloração azulada observada nas extremidades do corpo (cianose), sobretudo na ponta dos dedos e nos lábios.

Sinais e sintomas neurológicos

À medida que a oxigenação do corpo torna-se cada vez mais deficiente, começam a surgir sinais e sintomas neurológicos, como redução das funções cognitivas, perda da capacidade de julgamento, agressividade, falta de coordenação motora, coma e até mesmo morte.

Essas mesmas manifestações, provocadas pela falta de oxigênio, também podem ser causadas pelo excesso de gás carbônico.

Quando a falta de oxigênio torna-se crônica, a pessoa pode apresentar sonolência, dificuldade de concentração, cansaço, falta de interesse e lentidão para reagir.

Já o aumento da concentração de gás carbônico pode provocar sintomas semelhantes, além de dor de cabeça, principalmente pela manhã, insônia, irritabilidade, sonolência, coma e até mesmo morte.

Sinais e sintomas cardiovasculares

No sistema cardiovascular, a insuficiência respiratória provoca aumento da frequência cardíaca, dilatação dos vasos sanguíneos, depressão do músculo cardíaco, redução dos batimentos cardíacos, choque circulatório, arritmia e parada cardíaca.

O tratamento da insuficiência respiratória aguda e crônica pode incluir o uso de diversos medicamentos e oxigênio, cirurgia, desobstrução das vias aéreas e ventilação mecânica.

O especialista responsável pelo tratamento da insuficiência respiratória é o médico pneumologista.

Saiba mais em:

O que pode causar insuficiência respiratória?

Como é o tratamento da insuficiência respiratória?