Perguntar
Fechar

Quais os sintomas da menopausa precoce?

O primeiro sintoma da menopausa precoce é a menstruação irregular antes dos 40 anos de idade, com ciclos menstruais mais curtos ou mais longos. Depois, os sinais e sintomas podem incluir ondas de calor, transpiração noturna, insônia, alterações de humor e secura vaginal. Há casos em que a mulher perde o interesse pelas coisas e pode até entrar em depressão.

A menopausa precoce, também conhecida como falência ovariana prematura, além de impedir a gravidez, pode aumentar as chances de derrames e infarto, bem como causar osteoporose e envelhecimento precoce.

Essas complicações da menopausa precoce são devidas à diminuição da produção dos hormônios femininos estrógeno e progesterona, que tem ação protetora sobre os ossos e o sistema cardiovascular.

O diagnóstico da menopausa precoce é confirmado por exames de dosagem hormonal realizados durante um período de 60 dias seguidos, além de ultrassom para analisar o tamanho dos ovários, que ficam menores e podem quase nem chegar a ser vistos durante o exame.

Veja também: Quais os sintomas da menopausa?

Causas

A menopausa precoce pode ter as seguintes causas:

  • Hipotireoidismo autoimune;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Insuficiência renal;
  • Endometriose;
  • Fatores genéticos;
  • Radioterapia ou quimioterapia;
  • Tabagismo.

Contudo, há muitos casos em que a falência ovariana prematura não tem uma causa conhecida.

Tratamento

Para evitar os efeitos colaterais e sintomas da baixa produção de hormônios, é indicada a reposição hormonal, desde que a mulher não apresente nenhuma contraindicação ao tratamento.

A reposição hormonal é contraindicada para pacientes sedentárias, com câncer ou que já tiveram a doença, história na família de infartos precoces ou ainda que tenham níveis elevados de colesterol e triglicerídeos.

Nesses casos, o tratamento da menopausa precoce deve ser feito através da prática de atividade física e reposição de cálcio e vitamina D.

É fundamental que a paciente realize o tratamento da menopausa precoce para prevenir todas as possíveis complicações, inclusive a secura vaginal, causada pela falta de estrogênio e progesterona.

Por isso, mulheres com idade inferior a 40 anos e que ficam mais de 4 meses ser ter período menstrual podem estar com os primeiros sintomas da menopausa precoce e devem procurar um médico ginecologista.

Saiba mais em:

Menstruação abundante pode ser sinal de menopausa?

Dor nos seios pode estar relacionado com a menopausa?

Posso estar entrando na menopausa?