Perguntar
Fechar

Quais os sintomas do transtorno depressivo maior?

O transtorno depressivo maior, também conhecido como depressão, é um transtorno mental que caracteriza-se por sintomas de desânimo, tristeza, falta de vontade, fadiga, choro fácil, falta de prazer, dificuldade de concentração, mudanças no apetite, insônia, perda da libido, entre outras manifestações.

Pessoas com transtorno depressivo maior apresentam humor deprimido durante a maior parte do tempo, quase diariamente, com sensação de vazio, tristeza e falta de esperança.

O indivíduo se sente inútil, com excesso de sentimentos de culpa, indecisão, dificuldade de concentração, pensamentos negativos, vontade de morrer e até tentativas de suicídio.

Outra característica marcante da depressão é a perda significativa de interesse ou prazer em quase todas as atividades diárias, mesmo daquelas que a pessoa gostava antes.

Pode haver também emagrecimento ou ganho de peso sem que o paciente esteja necessariamente seguindo alguma dieta, além de aumento ou diminuição do apetite.

Os sintomas do transtorno depressivo maior incluem ainda distúrbios do sono, com insônia ou excesso de sono.

Ao observar pessoas com depressão, também é comum identificar movimentos psicomotores mais agitados ou lentos que o normal. A falta de energia e o cansaço ocorrem quase que diariamente.

O transtorno depressivo maior causa um grande sofrimento psíquico e prejudica significativamente as relações pessoais, sociais e profissionais da pessoa. O tratamento é feito com medicamentos antidepressivos e psicoterapia.

O responsável pelo diagnóstico e orientação do tratamento do transtorno depressivo maior é o médico psiquiatra.

Saiba mais em:

Como é o tratamento para transtorno depressivo maior?

Como saber se tenho depressão? Quais os Sintomas?