Perguntar
Fechar

Quais os sintomas para quem tem pedra nos rins?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Os sinais e sintomas de quem está com pedra nos rins podem incluir dor no rim em que está localizada a pedra (cólica renal), presença de sangue na urina, que fica avermelhada, saída de pequenos pedaços da pedra na urina, náuseas, vômitos, dor ao urinar e vontade urgente de urinar.

A cólica renal é sentida como uma dor intensa na parte de baixo das costas (região lombar), do lado do rim em que o cálculo está localizado.

A dor que caracteriza a cólica tem início súbito e pode irradiar para a parte lateral do abdômen e região genital, independentemente da posição ou da pessoa estar em repouso ou movimento. A cólica pode ser tão intensa que pode causar náuseas e vômitos.

Já a eliminação dos cálculos renais juntamente com a urina depende do tamanho e da localização da pedra.

Contudo, muitas pessoas com pedras nos rins não apresentam nenhum sintoma e os cálculos muitas vezes são encontrados em exames destinados para outro propósito.

A urina avermelhada é um sinal da presença de sangue. O sangramento geralmente é provocado pela passagem da pedra pelo canal da urina, o que pode causar lesões.

Veja também: Dor nas costas pode ser pedras nos rins?

Se você está com esses sintomas, procure um serviço de saúde para avaliação. O urologista e o nefrologista são os médicos especialistas responsáveis pelo diagnóstico e tratamento das pedras nos rins.

Continue a leitura em:

Qual o tratamento para quem tem pedra nos rins?

Como eliminar pedras nos rins?

Como é a cirurgia para pedra nos rins?

O que causa pedra nos rins?