Quais os sintomas para suspeitar de diabetes?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Os principais sinais e sintomas que devem levar à suspeita de diabetes Tipo 1, 2 ou gestacional são o aumento da sede, do volume de urina e da frequência urinária.

Esses três sintomas isoladamente chamam muito a atenção para o diabetes e são altamente suspeitos. A pessoa começa a ter uma sede frequente, bebe água várias vezes e a sede parece nunca terminar.

Por outro lado, começa a urinar muito e várias vezes seguidas. A urina geralmente é bem clara, como se fosse apenas água.

Sintomas de diabetes

Aumento do apetite e emagrecimento

Há ainda outros sintomas, como aumento da fome e perda de peso, que também nos levam a pensar muito em diabetes. Se forem associados aos dois primeiros, a suspeita é muito grande.

A pessoa começa a ter uma fome insaciável, come repetidamente e a fome não passa. Porém, mesmo comendo mais que o normal apresenta perda de peso contínua.

Outros sinais e sintomas de diabetes

Os sintomas seguintes são gerais e inespecíficos, porém são muito comuns no diabetes, e podem aparecer antes dos sintomas acima relatados de aumento da sede, da fome e da urina, por isso devem ser devidamente valorizados:

  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Sonolência;
  • Desânimo;
  • Tontura.

É importante lembrar que a grande maioria dos adultos com diabetes do tipo 2 no inicio da doença não irão ter os sintomas típicos do diabetes, ou mesmo nenhum desses sintomas mais inespecíficos. A diabetes pode não causar sintomas no seu começo, passando assim despercebida por anos.

Sintomas de hiperglicemia e hipoglicemia

Os sintomas do diabetes são decorrentes da baixa quantidade de açúcar no sangue (hipoglicemia) ou do aumento dos níveis de açúcar no sangue (hiperglicemia).

Hipoglicemia

Os sintomas relacionados a hipoglicemia incluem cansaço, tontura, visão turva, sonolência e dificuldade de raciocínio. Esses sintomas normalmente ocorrem em diabéticos que usam medicamentos para controlar a doença (insulina ou medicação oral).

A hipoglicemia pode ter como causas o uso inadequado da medicação, jejum prolongado ou atividade física.

Os sintomas do diabetes relacionados a hipoglicemia geralmente se manifestam quando os níveis de glicose (açúcar) sanguínea ficam inferiores a 70 mg/dl.

Hiperglicemia

Pessoas com diabetes também podem ter sintomas relacionados a hiperglicemia, que é o aumento dos níveis de glicose no sangue.

Tais sintomas incluem visão turva, boca seca, aumento da transpiração e cansaço. Essas manifestações tendem a ocorrer em pessoas com diabetes mal controlado ou em situações em que ocorre ingestão de grandes quantidades de açúcar.

Quais são os fatores de risco do diabetes?

Os fatores que aumentam os riscos da pessoa ter diabetes incluem hipertensão arterial, obesidade, privação de sono, falta de atividade física, tabagismo, doenças do pâncreas, história de diabetes na família, peso superior a 4 kg ao nascimento, ser mulher e ter mais de 45 anos.

O diabetes é uma doença que não tem cura. Se não for devidamente tratado, o diabetes pode trazer várias complicações, incluindo a morte precoce.

Porém, com o tratamento adequado, é possível que pacientes com diabetes tenham uma vida praticamente normal. O tratamento inclui dieta e exercícios físicos, além do uso de medicamentos por via oral ou de insulina.

O diagnóstico e tratamento do diabetes podem ser realizados pelo médico de família ou clínico geral, em casos de difícil controle da doença pode ser necessário o acompanhamento com um endocrinologista.