Perguntar
Fechar

Quais são as causas da azoospermia?

A azoospermia pode ser causada por uma falha na produção de espermatozoides pelos testículos (azoospermia secretora) ou por obstrução dos canais que levam os espermatozoides dos testículos para o sêmen (azoospermia obstrutiva) .

A ausência de espermatozoides no sêmen é chamada azoospermia, no entanto pode ser que haja produção de espermatozoides nos testículos sem que eles consigam chegar ao esperma. Nesse caso é necessário um exame dos testículos (biópsia) para avaliar se há produção de espermatozoides.

As possíveis causas da azoospermia são: distúrbios hormonais; doenças geniturinárias; doenças genéticas (sem causas conhecidas); criptorquidia, que é a situação onde não há a descida dos testículos até o escroto (bolsa testicular) ao nascer; ter sido submetido à vasectomia e obstrução dos canais (epidídimo e ductos deferentes) que transportam os espermatozoides dos testículos ao esperma.

O médico especialista em reprodução humana é o profissional capacitado para o diagnóstico e tratamento dos problemas de fertilidade.