Perguntar
Fechar

Quais são os efeitos colaterais da radioterapia?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Os efeitos colaterais da radioterapia dependem principalmente da área irradiada e variam de pessoa para pessoa. É comum haver alguns problemas na pele que recobre a área tratada pela radioterapia, sendo frequentes efeitos colaterais como vermelhidão, ardor, coceira e escurecimento da pele.

Se a radioterapia for feita na cabeça, um efeito colateral provável é a queda de cabelo localizada. Quando a boca ou o esôfago estão próximos às áreas irradiadas, pode ocorrer um certo grau de inflamação na mucosa que os reveste, o que pode dificultar a alimentação.

Nos casos em que a radioterapia é feita no abdome, o intestino é frequentemente atingido pela radiação, podendo provocar efeitos colaterais como diarreia, náuseas e vômitos (mais raramente).

A radioterapia aplicada ao quadril e grandes áreas da coluna prejudica a produção das células do sangue, o que pode requerer do paciente cuidados adicionais.

Nos casos em que a radioterapia e a quimioterapia são aplicadas em simultâneo, os efeitos colaterais podem ser maiores.

Todos os tecidos do corpo podem ser afetados em diferentes graus pela radiação. Em geral, os efeitos colaterais relacionam-se com a dose total absorvida e com o fracionamento usado.

Na presença de algum efeito colateral, é importante conversar com o/a médico/a responsável durante as sessões e consultas. Isso poderá ser importante para ajustar as dosagens e aplicações da radioterapia.