Perguntar
Fechar

Quais são os principais sintomas do molusco contagioso?

O principal sintoma do molusco contagioso é o aparecimento de elevações lisas, translúcidas, rosáceas e brilhantes na pele, semelhantes a verrugas. As lesões não causam dor e podem apresentar uma pequena depressão no centro.

O molusco contagioso se manifesta principalmente nas laterais do tronco, axilas, rosto e regiões anal e genital, por se tratarem de regiões mais sensíveis da pele e mais suscetíveis a traumas. Contudo, os sinais e sintomas podem surgir em qualquer parte do corpo.

Nos adultos, os sintomas do molusco contagioso costumam aparecer nas regiões genital, anal, abdominal e porção interna das coxas. Nesses casos, a infecção pelo vírus provavelmente ocorreu pela via sexual.

As lesões são pequenas, com cerca de cinco milímetros, e podem aparecer em grupos ou isoladamente, com tamanhos variados e formando linhas.

Um sintoma de molusco contagioso que também pode estar presente é a coceira e a irritação, o que faz a pessoa coçar as lesões e espalhar a infecção para outras regiões da pele.

Os sinais e sintomas do molusco contagioso devem ser avaliados por um médico dermatologista, que irá diferenciá-lo de outras infecções de pele e orientar quanto ao tratamento mais adequado em cada caso.

Saiba mais sobre o assunto em:

Como se pega molusco contagioso?

Molusco contagioso: qual é o tratamento?