Perguntar
Fechar

Quais são os riscos de ter osteoporose?

O maior risco da osteoporose é a ocorrência de fraturas devido ao enfraquecimento dos ossos. A perda de massa óssea pode ser tão severa que as fraturas podem ocorrer espontaneamente, principalmente em coluna, quadril e punho.

Além disso, as vértebras da coluna podem ficar achatadas devido ao enfraquecimento do osso, causando encurvamento das costas ("corcunda"), diminuição da altura e dor lombar.

As fraturas podem ser causadas por pequenas pancadas, quedas simples e até mesmo tosse. É comum a pessoa fraturar o osso da coxa e cair pensando que a queda originou a fratura, quando na verdade foi o oposto.

A osteoporose é uma doença silenciosa, que muitas vezes não provoca sintomas. A dor, quando presente, normalmente está relacionada a fraturas espontâneas.

Veja também: O que é a osteoporose e quais os sintomas?

Dentre os fatores de risco para desenvolver osteoporose estão a menopausa (diminuição dos níveis de estrógeno), envelhecimento (perda de massa óssea), hereditariedade (casos de osteoporose na família), baixa ingestão de cálcio na alimentação, excesso de álcool e cigarro, imobilização prolongada e uso de medicamentos, como os corticoides.

O tratamento da osteoporose inclui uso de suplementos de cálcio e vitamina D, medicamentos, exercícios físicos e mudanças no estilo de vida.

O médico ortopedista é o especialista indicado para diagnosticar e tratar a osteoporose.

Saiba mais em:

Tenho osteoporose, que cuidados devo ter?

Osteoporose tem cura? Qual o tratamento?

O que é osteopenia e quais os sintomas?