Perguntar
Fechar

Quais são os sintomas da febre amarela? Como ocorre a transmissão?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Os sintomas iniciais da febre amarela podem ser semelhantes aos da gripe e costumam surgir subitamente, com presença de febre, dor de cabeça, calafrios, dor muscular, congestão conjuntival e falta de apetite. Esses casos costumam ser leves e os sinais e sintomas costumam desaparecer espontaneamente depois de 2 ou 3 dias.

Contudo, nos casos mais graves, a febre amarela pode provocar dor abdominal, diarreia, vômitos escuros, amarelão (icterícia), dor no final da coluna lombar, prostração, hemorragias (gengiva, nariz, fezes, etc) e diminuição da eliminação de urina. O quadro pode cursar com insuficiência renal e hepática.

Em geral, os sintomas mais severos aparecem depois de um curto período de melhora do paciente, que em média costuma ser de até 48 horas. Depois, o indivíduo pode desenvolver icterícia (pele e olhos amarelados), insuficiência hepática, insuficiência renal, hemorragias e cansaço intenso.

Felizmente, a forma mais grave da febre amarela é pouco comum e grande parte dos doentes fica completamente curada. Uma vez infectada pelo vírus, a pessoa fica imune à doença pelo resto da vida.

Como ocorre a transmissão da febre amarela?

Nos meios silvestres, como no campo e nas florestas, a transmissão da febre amarela ocorre pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes, enquanto que nas cidades a doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue.

Mosquito transmissor da febre amarela
Mosquito transmissor da febre amarela

Lembrando que para transmitir a doença, os mosquitos precisam estar infectados pelo vírus causador da febre amarela.

A febre amarela é comum na América do Sul, América Central e alguns países africanos, sendo transmitida sempre pela picada de mosquitos infectados, tanto na cidade como em regiões silvestres.

Apesar da febre amarela também afetar os macacos, estes animais não transmitem a doença para os seres humanos, assim como o vírus não é transmitido de pessoa para pessoa.

Como prevenir a febre amarela?

A prevenção da febre amarela é feita pela vacinação, sobretudo se a pessoa for viajar ou viver em áreas com surtos de febre amarela.

Veja também: Quando devo tomar a vacina contra febre amarela?

Além disso, tendo em conta que a transmissão só ocorre através da picada dos mosquitos, a prevenção da febre amarela também passa pela erradicação do mosquito do meio urbano.

Como as fêmeas dos mosquitos transmissores da febre amarela precisam da água para depositar os seus ovos e proliferar, é importante eliminar qualquer tipo de recipiente aberto que possa acumular água.

Também é importante utilizar repelente, mosquiteiros e usar roupas que cubram bem o corpo quando estiver em áreas silvestres para evitar a picada do mosquito.

Em caso de sintomas de febre amarela, procure um serviço médico com urgência.