Perguntar
Fechar

Quais são os sintomas de artrite?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Os principais sintomas da artrite são dor, inchaço, calor, vermelhidão e rigidez na articulação afetada. São sinais típicos de um processo inflamatório (artrite é uma inflamação na articulação), com exceção da rigidez. A dor pode ser constante ou não, podendo ocorrer em repouso ou durante o movimento. Os sintomas da artrite podem se manifestar em uma ou mais articulações.

No caso da artrite reumatoide, uma das formas de artrite, os sintomas surgem com mais frequência nos dedos das mãos, punhos, ombros, joelhos e cotovelos. A ocorrência de artrite na coluna dorsal e lombar é rara, embora a coluna cervical seja muitas vezes afetada.

Com a evolução da artrite reumatoide, surge um sintoma típico dessa doença: a rigidez matinal. Trata-se de uma dificuldade em abrir e fechar as mãos logo pela manhã, ao acordar.

À medida que a inflamação progride, a cartilagem da articulação é destruída e a pessoa pode desenvolver deformidades, podendo ficar incapaz de realizar as suas atividades de vida diária.

O tratamento da artrite depende da causa da inflamação, podendo incluir medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, corticoides, imunossupressores e biológicos, fisioterapia, terapia ocupacional, perda de peso e cirurgias.

O objetivo do tratamento é diminuir a dor, a inflamação e o inchaço, além de manter ou recuperar os movimentos da articulação.

O diagnóstico e tratamento da artrite é da responsabilidade do/a médico/a reumatologista.

Saiba mais em:

O que é artrite?

Qual é a diferença entre artrite e artrose?