Perguntar
Fechar

Quais são os sintomas de uma gravidez psicológica?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Os sintomas de uma gravidez psicológica podem ser idênticos aos de uma gravidez de fato, ou seja:

  • Ausência de menstruação;
  • Crescimento da barriga;
  • Aumento das mamas;
  • Produção de leite;
  • Sonolência;
  • Enjoos.

A gravidez psicológica pode inclusive provocar alterações hormonais, embora os níveis de beta-hCG, usado para detectar uma gravidez real, não mudam.

Há mulheres que até chegam a sentir o bebê mexer na barriga e a gestação pode até durar os mesmos 9 meses de uma gravidez real.

Os sintomas da gravidez psicológica pode torná-la indistinguível de uma gravidez verdadeira, até mesmo para os/as profissionais de saúde.

O diagnóstico é feito por ultrassom, em que não se detecta a presença do feto, ou pelo exame de sangue beta-hCG, cujos níveis só se elevam na gravidez real.

Trata-se de uma situação rara, que acontece em cerca de 1 caso para cada 10 mil gestações verdadeiras. Ocorre mais frequentemente em mulheres com extremo desejo de engravidar, principalmente após várias tentativas de gravidez sem sucesso.

Outros transtornos psiquiátricos, como a depressão, também podem estar associados. Há casos em que a mulher continua convicta que está grávida, mesmo depois da gravidez ser desmentida pela menstruação, pelos exames de sangue e ultrassom.

O tratamento da gravidez psicológica é feito com medicamentos que induzem a menstruação e psicoterapia, além de antidepressivos, quando necessário.

Saiba mais sobre o assunto em:

Diferenças entre Gravidez e Gravidez Psicológica

O que é gravidez psicológica?