Perguntar
Fechar

Quais são os sintomas de uma pneumonia?

Os sintomas mais frequentes de pneumonia são febre, tosse com ou sem catarro, dificuldade para respirar, respiração acelerada e dor no tórax. Outros sintomas menos específicos tais como fadiga, diarréia, náusea e vômito podem acompanhar o quadro. Em casos muito graves, pode haver coloração azulada da pele, alteração de consciência, convulsão e morte.

A pneumonia é a inflamação dos pulmões, de causa infecciosa. Podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. O tratamento inclui suporte respiratório, isto é, fornecer oxigênio quando necessário, hidratação seja bebendo água ou através das veias com soro e medicações para infecção, tais como antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários. Medicações anti-inflamatórias e outros tipos também podem ser necessários dependendo do caso.

O acompanhamento quase sempre se inicia em um pronto-socorro, com um médico pediatra, clínico geral ou emergencista, e é continuado em ambiente domiciliar ou em uma internação em enfermaria ou UTI, dependendo do caso.