Perguntar
Fechar

Quais são os sintomas do diabetes tipo 2?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A maioria das pessoas com diabetes tipo 2 não apresenta nenhum sintoma. Quando presentes, os sintomas podem incluir necessidade de urinar frequentemente, sede constante e borramento visual.

Com o passar do tempo, caso não haja tratamento adequado da doença, a pessoa poderá apresentar complicações diversas como insuficiência renal, problemas visuais e cegueira, infarto, dor ou perda de sensibilidade nas mãos e pés e ainda necessidade de amputação.

O aumento da frequência urinária e da sede são os principais sintomas para se suspeitar de diabetes tipo 2. A sede é muito frequente e mesmo depois de beber água ela não passa.

Sintomas de diabetes tipo 2

Pessoas com diabetes tipo 2 também sentem vontade de urinar constantemente. A urina costuma ser bem clara.

Os sintomas do diabetes tipo 2 estão relacionados com os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Dessa forma, as manifestações podem estar associadas ao aumento da quantidade de glicose (hiperglicemia) ou à redução dos níveis de glicose sanguínea (hipoglicemia).

Sintomas de diabetes tipo 2 relacionados à hipoglicemia

Os principais sintomas da hipoglicemia incluem cansaço, tontura, visão turva e dificuldade de raciocínio.

A hipoglicemia é mais comum em pessoas com diabetes que utilizam medicamentos para controlar a doença. A hipoglicemia pode ser provocada por uso excessivo ou incorreto da medicação, jejum prolongado ou atividade física inadequada.

Os níveis de glicose no sangue não devem ficar abaixo de 70 mg/dl. Por isso, quando se utiliza medicamentos para controlar o diabetes tipo 2, é muito importante ter atenção com a medicação, para que os níveis de açúcar não fiquem muito baixos.

Sintomas de diabetes tipo 2 relacionados à hiperglicemia

Os sintomas do diabetes tipo 2 causados por hiperglicemia incluem visão turva, sensação de boca seca, aumento da transpiração e cansaço. A hiperglicemia pode ocorrer em pessoas com diabetes mal controlado ou quando ocorre uma grande ingestão de carboidratos (açúcar).

Em caso de sintomas de diabetes, consulte o/a médico/a de família, clínico/a geral ou endocrinologista para receber diagnóstico e tratamento adequados.