Perguntar
Fechar

Quais são os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático?

Os sinais e sintomas do transtorno de estresse pós-traumático são parecidos com os de uma crise de ansiedade, o que pode incluir sensação de falta de ar, batimentos cardíacos acelerados, boca seca, aumento da transpiração, insônia, cansaço, agitação, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, entre outros.

Os sintomas do estresse pós-traumático geralmente se manifestam em situações em que a pessoa pensa que pode voltar a reviver o evento que desencadeou o trauma.

O transtorno de estresse pós-traumático é provocado por eventos e traumas que colocaram em risco a vida da pessoa ou dos outros. As sensações e sentimentos que normalmente marcam esses traumas é de extremo medo, horror ou desamparo.

O transtorno se desenvolve em duas etapas. Na primeira, o indivíduo é exposto a uma situação extremamente traumática, com risco real de morte ou graves ferimentos para ele próprio ou para outras pessoas. Depois, vem a segunda parte, que consiste da forma como a pessoa reagiu àquela situação.

Após o trauma, a mente responde ao evento e os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático podem se manifestar de diferentes formas. A pessoa pode relembrar e reviver o evento traumático em sonhos ou pensamentos, evitar situações que podem estar associadas ao trauma, ficar em constante estado de alerta, ter insônias, entras manifestações.

O tratamento do transtorno inclui o uso de medicamentos associados à psicoterapia.

O especialista responsável pelo tratamento é o médico psiquiatra.

Saiba mais em:

Como tratar o transtorno de estresse pós-traumático?

Quais os sintomas dos transtornos de ansiedade?