Perguntar
Fechar

Quais são os sintomas do transtorno de humor e as suas causas?

O transtorno de humor é um distúrbio mental cujos principais sintomas são as variações de humor, afeto, ânimo, sentimentos, pensamentos e comportamentos. As crises dos transtornos de humor caracterizam-se por momentos de depressão ou mania (euforia).

Os transtornos de humor mais graves podem manifestar ainda delírios, alucinações ou alterações da consciência.

É importante ressaltar que as alterações de humor causadas por outros transtornos mentais ou pelo uso de medicamentos não são consideradas transtornos de humor, mas sim um sintoma da doença de base ou um efeito colateral do remédio.

Contudo, em pessoas com transtorno do humor essas emoções são muito mais intensas, duradouras e muitas vezes desproporcionais à realidade.

Independentemente do tipo de transtorno de humor, a evolução dos sintomas ocorre por fases e no intervalo entre elas, a pessoa volta ao seu estado psicológico "normal".

Causas

As causas do transtorno de humor estão relacionadas com fatores biológicos (transmissão dos sinais cerebrais), psicológicos, sociais e culturais.

O stress e os traumas que ocorrem ao longo da vida favorecem significativamente o desenvolvimento dos transtornos de humor, dependendo do contexto e da importância que esses eventos tiveram na vida da pessoa.

Estar numa relação afetiva em que a pessoa não está satisfeita ou terminar relações conjugais podem, por exemplo, levar à depressão.

Sabe-se, por exemplo, que as mulheres divorciadas têm 3 vezes mais chances de desenvolver depressão grave do que as casadas.

Portanto, as causas dos transtornos de humor devem ser avaliadas em conjunto, levando em consideração os aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais do indivíduo.

Saiba mais em:

Transtorno de humor tem cura? Como é o tratamento?

Quais são os tipos de transtorno de humor?