Perguntar
Fechar

Quais são e quando surgem os sintomas do sarampo?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

O sarampo é uma doença causada por uma infecção viral. O vírus do sarampo provoca sintomas como erupções cutâneas (manchas vermelhas na pele), febre e tosse.

Os sinais e sintomas do sarampo surgem após 10 a 14 dias da exposição ao vírus, e duram de 7 a 10 dias. No início do quadro costuma aparecer primeiro a febre alta, a seguir pode aparecer coriza, tosse e sintomas de conjuntivite.

Apenas após alguns dias é que aparecem as erupções cutâneas, que são manchas e pequenas pápulas presentes na pele, que começam na região da cabeça e pescoço, se espalhando pelo corpo ao pouco. Vejamos os principais sintomas do sarampo.

1. Sintomas prodrômicos: primeiros sintomas

Os sintomas prodrômicos constituem um conjunto de sintomas que surgem antes do aparecimento das erupções na pele. São sintomas semelhantes aos de outros quadros virais, como febre, mal-estar e tosse.

Febre e mal-estar

A febre é um sintoma comum do sarampo e tende a ser alta, podendo atingir até 40ºC. Pode começar um pouco mais baixa e atingir o seu pico após o aparecimento das lesões de pele, por volta do segundo a terceiro dia de erupções, depois tende a diminuir. Com a febre também aparece a sensação de mal-estar e fraqueza, também é comum ocorrer perda de apetite.

Tosse seca e coriza

A tosse é um dos sintomas iniciais do sarampo, mas pode persistir por dias ou mesmo semanas após a resolução da doença. Geralmente, é uma tosse seca, irritativa e persistente. Pode vir acompanhada de coriza hialina, ou seja, secreção nasal.

Sintomas oculares: vermelhidão, irritação e lacrimejamento

O sarampo pode causar conjuntivite, ou seja, irritação da membrana que reveste a parte branca do olho e o interior das pálpebras. Em consequência, o olho torna-se vermelho, ocasionando sintomas de irritação, desconforto e prurido ocular, com lacrimejamento e sensibilidade aumentada a luz.

2. Manchas vermelhas na pele que confluem

O exantema do sarampo tende a começar na cabeça, na linha do couro cabeludo. Com o tempo, o exantema se expande em direção ao pescoço e se espalha pelo corpo, as erupções podem atingir, tórax, costas, braços e pernas.

Se inicia cerca de 2 a 3 dias após o começo da doença. As lesões são avermelhadas e a medida que a doença progride as manchas se unem, formando aglomerados.

Exantema do sarampo
Exantema do sarampo

3. Manchas de Koplik: manchas na mucosa oral

São pequenas manchas esbranquiçadas com o fundo vermelho, encontradas dentro da boca, na parte interna da bochecha, geralmente próximas aos últimos dentes molares. As manchas de Koplik medem de 1 a 2 mm e aparecem logo no início dos sintomas. Nem todas as pessoas com sarampo apresentam manchas de Koplik, mas quando elas estão presentes dão a certeza do diagnóstico desta doença.

Mancha de koplik
Mancha de Koplik

O sarampo é uma doença que atinge principalmente crianças, mas pode ocorrer em pessoas de qualquer faixa etária. Pode levar a complicações graves, no entanto, é facilmente prevenível através da vacinação.

Por isso, na suspeita de sintomas sugestivos de sarampo consulte imediatamente um médico para uma avaliação.

Também pode ser do seu interesse:

Qual o tratamento para o sarampo?

Vacina contra o sarampo: quem e quando deve tomar?