Perguntar
Fechar

Qual a diferença entre a anestesia raquidiana e peridural?

A diferença entre a anestesia raquidiana e peridural é que na raquidiana o anestésico é aplicado no líquido que envolve a espinha, enquanto que na peridural a agulha não atinge o espaço em que está o líquido.

Na anestesia raquidiana, a agulha perfura todas as meninges (camadas protetoras da espinha e do cérebro), até chegar à medula espinhal, onde está o líquido cefalorraquidiano. Na peridural, o anestésico é aplicado antes. A agulha não chega a perfurar todas as meninges.

Com a anestesia raquidiana, a pessoa deixa de sentir dor e perde totalmente os movimentos e a sensação de toque. A área anestesiada fica "dormente" e "paralisada". Já a peridural serve sobretudo para tirar a dor.

Na anestesia peridural também é introduzido um cateter, através do qual o anestesista pode controlar a quantidade de medicamentos que é injetada. Assim, ele pode controlar a dosagem conforme a necessidade do(a) paciente no momento da cirurgia.

Na raquidiana o paciente recebe uma dose única de fármacos. A quantidade de anestésico utilizada na anestesia raquidiana também é muito menor que aquela usada na peridural.

Pode-se dizer que a peridural é uma anestesia mais superficial que a raquidiana, por isso precisa de mais anestésicos para a pessoa não sentir dor.

Leia também:

Quais os efeitos colaterais da anestesia raquidiana?

Quais os efeitos colaterais da anestesia peridural?