Qual a função da progesterona na gravidez?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A principal função da progesterona na gravidez é a manutenção da gestação no primeiro trimestre, pois cria no útero um ambiente favorável para a implantação e desenvolvimento do embrião, prevenindo abortos espontâneos.

A progesterona é essencial na preparação do endométrio (camada interna do útero) para receber o embrião, pois ativa as suas células, aumenta o seu tamanho e também a irrigação sanguínea. Além disso, a progesterona inibe as contrações uterinas, mantendo a musculatura uterina relaxada durante a gravidez, e assim evita a expulsão precoce do feto..

Desta forma, a progesterona garante a implantação e o desenvolvimento do embrião no útero até o nascimento, prevenindo a ocorrência de abortos.

A progesterona também tem um importante papel para a lactação, pois juntamente com o estrogênio, promove o desenvolvimento das glândulas mamárias. Durante a gestação inibe a lactação durante a gravidez, após o parto a sua diminuição permite com que outros hormônios atuem e ocorra a produção e liberação do leite materno.

Veja também: O que fazer quando a progesterona está baixa?

A progesterona também é responsável pela fadiga que as grávidas sentem, pelas alterações de humor, pelo esquecimento e pela prisão de ventre.

Durante a gravidez, a produção do hormônio é feita no início pelo corpo lúteo, sendo depois mantida pela placenta.