Perguntar
Fechar

Qual anticoncepcional não engorda?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Em teoria isso não é uma verdade, anticoncepcional não engorda, algumas mulheres podem apresentar um pouco de retenção de líquido, como efeito colateral, especialmente nos anticoncepcionais hormonais de alta dose.

Outro efeito colateral comum desses medicamentos, pode ser o aumento de apetite, que consequentemente, se não controlado, aumenta o peso.

Entretanto, os anticoncepcionais mais novos e de baixa dosagem hormonal, não costumam causar esses efeitos, portanto são indicados para mulheres que não desejam ou não podem ganhar peso.

Sabendo que outros efeitos podem ocorrer, como dores de cabeça, sangramentos de "escape" e irregularidade menstrual.

Pílulas com baixa dosagem hormonal

Podemos citar como anticoncepcionais de baixa dosagem hormonal:

  • Allestra 20®
  • Diminut®
  • Iumi®
  • Mercilon®
  • Microvlar®
  • Siblima®
  • Tamisa 20®

Dentre eles, o Iumi® parece ser a melhor opção para não ganhar peso, visto que possui na sua composição, drospirenona, um derivado diurético que impede o acúmulo de líquido e inchaço.

Já os anticoncepcionais injetáveis, podem causar o aumento de peso como efeito colateral, devido as suas dosagens hormonais e mecanismo de ação, chegando a ganhar em média 2 a 4 kg a depender do metabolismo da mulher, da sua prática de atividade física, alimentação e estilo de vida.

Lembrando que o uso de anticoncepcional não é indicado para todas as mulheres. Todos eles possuem as suas restrições, contraindicações e interações medicamentosas que devem ser avaliadas pelo ginecologista, para evitar situações de risco e efeitos indesejáveis.

A trombose venosa, tromboembolismo pulmonar e outras doenças tromboembólicas, são alguns dos efeitos adversos preocupantes no uso dessas medicações. Por isso, converse com o seu médico da família ou ginecologista antes de optar pelo uso de contraceptivos orais.

Nunca inicie remédios por conta própria, mesmo que pareçam naturais, eles podem ser prejudiciais à sua saúde.

Leia também: Todas as mulheres podem tomar anticoncepcional?