Perguntar
Fechar

Quero um anticoncepcional que engorda, qual escolher?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A maioria dos anticoncepcionais e métodos contraceptivos não engordam. O método contraceptivo mais associado ao ganho de peso é a injeção trimestral de medroxiprogesterona. Entretanto, nem todas as mulheres irão engordar com este método.

Por isso, não existe uma recomendação específica de anticoncepcional para mulheres que querem engordar.

Embora, muitas mulheres relatem que ganharam peso com o uso de anticoncepcionais, até o momento não existe evidência científica consistente sobre o efeito dos contraceptivos hormonais no ganho de peso.

O provável é que o próprio processo de desenvolvimento e envelhecimento natural pode causar mudanças metabólicas que favorecem o ganho de peso e ser confundido com o início do uso de contraceptivos.

Anticoncepcionais hormonais orais e ganho de peso

Os anticoncepcionais orais de maneira geral não engordam por si só. Atualmente, os anticoncepcionais disponíveis possuem uma quantidade muito menor de hormônios do que os primeiros contraceptivos criados, que causavam maior retenção de líquidos e peso.

Um dos principais fatores associados ao ganho de peso com os anticoncepcionais hormonais é a retenção de líquidos, que pode aumentar e contribuir um pouco com o aumento de peso.

As mudanças de humor que também podem ser consideradas efeitos adversos de contraceptivos hormonais também podem levar a estados mais ansiosos ou depressivos favorecendo o aumento da ingesta de alimentos e a compulsão alimentar.

Injeção anticoncepcional e ganho de peso

O único método contraceptivo que realmente tem uma associação com o ganho de peso é a injeção de medroxiprogesterona, ou injeção trimestral, com os nomes comerciais de Contracep ou Depo-Provera.

A medroxiprogesterona é um progestógeno de depósito, ou seja, é liberando continuamente no decorrer de três meses. O seu uso está associado ao ganho de 1 a 2 quilos por ano, devido ao aumento do apetite e outras mudanças hormonais que podem ocorrer com este contraceptivo.

Entretanto, nem toda mulher irá engordar com o uso da injeção trimestral, algumas irão manter o peso habitual e outras podem inclusive emagrecer.

Dispositivo intrauterino hormonal (DIU)

O DIU consiste em um dispositivo implantado no útero com uma pequena quantidade de levonorgestrel, hormônio que é liberado continuamente no decorrer dos anos. O uso do DIU hormonal não parece aumentar o peso segundo as pesquisas mais recentes na área.

Lembre-se sempre de consultar o seu médico de família ou ginecologista para ajudar a escolher o melhor método contraceptivo segundo o seu perfil.

Também pode ser do seu interesse:

Anticoncepcional injetável engorda?

Injeção trimestral engorda?

Referências bibliográficas

Planejamento Familiar UM MANUAL GLOBAL PARA PROFISSIONAIS E SERVIÇOS DE SAÚDE. OMS.

Contraception: Do hormonal contraceptives cause weight gain?. InformedHealth. 2017