Perguntar
Fechar

Qual é a temperatura normal do corpo humano?

A temperatura normal do corpo varia entre 36,1ºC e 37,2ºC, com oscilações ao longo do dia que normalmente não ultrapassam os 0.6ºC. A temperatura corporal é mais baixa pela manhã, depois aumenta durante o dia e atinge o valor máximo no início da noite. A média da temperatura corpórea deve ficar em torno dos 36,5ºC. Isso vale para adultos, bebês e crianças.

Quando a temperatura do corpo está entre 37,3ºC e 37,8ºC, considera-se que a pessoa está com uma febrícula, ou seja, um pequeno aumento da temperatura, mas que não causa repercussões importantes no organismo. Apenas quando a temperatura está acima de 37,8ºC tem-se o estado de febre em que podem aparecer alguns sintomas como calafrios, sudorese e mal estar. A temperatura ao atingir cerca de 39ºC já pode levar a confusão mental e delírios. Acima de 40ºC pode-se desencadear convulsões.

Desde que a temperatura não ultrapasse os 40ºC, não há riscos graves para a saúde. No entanto, temperaturas muito altas acima de 43ºC podem até levar à morte, mas raramente são alcançadas temperaturas tão altas.

O aumento da temperatura do corpo acompanhado de alterações nas funções vitais do corpo e falha na capacidade de auto regulação da temperatura é chamado de hipertermia. Já a hipotermia ocorre quando a temperatura fica abaixo de 35ºC, o que prejudica as funções vitais do organismo pelo motivo oposto, a queda da temperatura.

Leia também:

Qual a temperatura da febre?

Febre que não passa mesmo tomando remédio: o que pode ser e o que fazer?