Qual é a temperatura normal do corpo humano?

“Hoje medi minha temperatura e vi que estava acima de 37, mas não me sinto com febre. Isso é normal? Até que temperatura é considerado normal?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Clínico Geral perto de você

A temperatura normal do corpo varia entre 36,1ºC e 37,2ºC, com oscilações ao longo do dia que normalmente não ultrapassam os 0,6ºC.

A temperatura corporal é mais baixa pela manhã, depois aumenta durante o dia e atinge o valor máximo no início da noite. A média da temperatura corpórea deve ficar em torno dos 36,5ºC. Isso vale para adultos, bebês e crianças.

Quando a temperatura do corpo está entre 37,3ºC e 37,8ºC, considera-se que a pessoa está com uma febrícula, ou seja, um pequeno aumento da temperatura, mas que não causa repercussões importantes no organismo.

Algumas condições podem aumentar a temperatura corporal normal sem necessariamente caracterizar um quadro de febre. Nos primeiros 3 meses de gravidez, por exemplo, é normal haver um aumento da temperatura do corpo da gestante. Depois da ovulação, também é comum haver uma elevação da temperatura do corpo da mulher.

A elevação da temperatura nesses casos pode chegar a 1ºC e é considerada normal e aceitável. O controle da temperatura corporal é feito por um centro regulador que compensa as perdas e os ganhos de calor entre o corpo e o ambiente.

Qual é a temperatura corporal em caso de febre?

Apenas quando a temperatura do corpo está acima de 37,8ºC tem-se o estado de febre, em que podem aparecer alguns sintomas como calafrios, transpiração e mal-estar.

Quando a temperatura corporal atinge cerca de 39ºC, já pode causar confusão mental e delírios. Acima de 40ºC, pode desencadear convulsões.

Se a febre vier acompanhada de manchas na pele, gemidos, mudanças de comportamento, alterações da consciência, convulsões, dificuldade para respirar, vômitos persistentes e dor de cabeça intensa, deve-se procurar um serviço de urgência.

Febre em bebês com menos de 3 meses também é um sinal de alerta para procurar atendimento médico com urgência.

A febre é uma defesa do corpo contra uma infecção. Isso porque o aumento da temperatura corporal ajuda a controlar a multiplicação dos micro-organismos e torná-los menos ativos.

Por isso, os medicamentos para baixar a febre (antipiréticos) devem ser usados apenas se necessário, quando a temperatura corporal está igual ou superior a 38ºC, para aliviar o desconforto. O uso desses remédios em excesso pode ser tóxico para o organismo, além de prolongar a duração da doença e aumentar os riscos de complicações.

87% dos leitores acham este conteúdo útil (15 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Clínico Geral perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Qual a quantidade normal de plaquetas?

O valor normal da contagem de plaquetas no sangue varia de 150.000 a 450.000 plaquetas por microlitro de sangue. Entenda melhor qual a quantidade normal de plaquetas no sangue.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Qual o tempo de cura da gonorreia?

Veja em quanto tempo se pode atingir a cura da gonorreia com o tratamento adequado. Entenda também como verificar a cura, como deve ser o tratamento e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Qual exame detecta nervo ciático inflamado?

A inflamação do nervo ciático é geralmente identificada através do exame físico e dos sintomas apresentados. Mas existem alguns exames mais específicos que também podem ser pedidos. Entenda melhor quais os exames que o médico pode pedir e qual especialidade consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Depois de perder a virgindade, o corpo muda?

O corpo não muda devido a perda da virgindade, porque o desenvolvimento das características sexuais acontece independentemente de se ter iniciado atividade sexual. Entenda melhor se, depois de perder a virgindade, o corpo muda.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Qual a melhor pomada para fissura peniana?

A pomada mais indicada para tratar a fissura peniana depende da sua causa. Confira qual a melhor pomada para fissura peniana em cada caso e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Qual exame detecta a dengue?

Existem 3 exames principais para detectar a dengue. Veja quais os exames mais usados, quando são indicados e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Biotipo corporal: o que é, tipos e como identificar

Biotipo corporal: o que é, tipos e como identificar

O que é: O biotipo corporal corresponde ao modelo de corpo, que é influenciado pela constituição óssea, metabolismo, massa muscular e quantidade de gordura.

Imagem ilustrativa do artigo Coceira no corpo: 9 principais causas (e o que fazer)

Coceira no corpo: 9 principais causas (e o que fazer)

Existem diversas causas para a coceira no corpo, desde um simples ressecamento, até alergias ou doenças graves, como cirrose, diabetes ou linfoma. Confira a lista completa dos problemas mais comuns que causam coceira no corpo e o que fazer em cada situação para acabar com o desconforto.

Imagem ilustrativa do artigo Dor no corpo: 7 causas comuns (e o que fazer)

Dor no corpo: 7 causas comuns (e o que fazer)

A dor no corpo todo pode estar associada à posição errada na hora de dormir, prática de atividade física ou estresse. No entanto, também pode ser indicativa de problemas mais graves, como dengue, artrite ou fibromialgia, por exemplo. Veja o que pode ser a dor no corpo e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Bolinhas no corpo: 7 principais causas (e o que fazer)

Bolinhas no corpo: 7 principais causas (e o que fazer)

A presença de pequenas bolinhas no corpo geralmente não é grave, mas pode ser sinal de alergia, queratose pilar ou intolerância ao glúten, sendo importante consultar o dermatologista para que possa ser iniciado o tratamento mais adequado. Conheça as principais causas de bolinhas no corpo e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Percentual de gordura corporal: como calcular (e como diminuir)

Percentual de gordura corporal: como calcular (e como diminuir)

O índice de gordura corporal ideal nos homens é entre 6 a 24% e nas mulheres entre 14 a 31%, onde esses valores variam conforme o nível de atividade física de cada pessoa. Veja como calcular o percentual de gordura corporal e saiba o que fazer para diminuir.

Imagem ilustrativa do artigo Formigamento no corpo: 16 principais causas e o que fazer

Formigamento no corpo: 16 principais causas e o que fazer

O formigamento no corpo pode ser causado por má circulação, hérnia de disco, deficiência nutricional, problemas no sistema nervoso ou ansiedade, ou até por condições mais graves, como AVC ou infarto. Veja outras causas comuns do formigamento no corpo e o que fazer em cada situação para aliviar os sintomas.

Imagem ilustrativa do artigo Tremores no corpo: 8 principais causas e como tratar

Tremores no corpo: 8 principais causas e como tratar

A causa mais comum de tremor no corpo é o frio, no entanto existem outras causas para o aparecimento do tremor, como ansiedade ou consumo de bebidas energéticas, assim como doenças como Parkinson. Veja as principais causas para o tremor no corpo e como tratar cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Manchas roxas no corpo: 10 principais causas (e como tratar)

Manchas roxas no corpo: 10 principais causas (e como tratar)

As manchas roxas no corpo podem acontecer devido a uma pancada ou ao envelhecimento, não sendo necessário tratamento específico. No entanto, as manchas podem ser também indicativas de problemas mais graves, como hemofilia e púrpura. Conheça as principais causas de manchas roxas na pele e como tratar.