Perguntar
Fechar

Qual é o tratamento para aterosclerose?

O tratamento da aterosclerose é feito com mudanças na alimentação, prática regular de exercícios físicos, perda de peso, controle do colesterol e diabetes, além de não fumar. A aterosclerose não tem cura, mas a sua progressão pode ser controlada através dessas medidas.

Contudo, quando a aterosclerose já está em fases mais avançadas, o tratamento pode incluir o uso de medicamentos para dilatar os vasos sanguíneos e impedir a formação de trombos ou ainda cirurgias para restabelecer a circulação no local afetado.

As mesmas medidas usadas para conter a evolução da aterosclerose também são indicadas para prevenir a doença, ou seja, praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação balanceada, com baixo teor de sal e gorduras, não fumar, bem como controlar o peso, o diabetes, a pressão e os níveis de colesterol no sangue.

O diagnóstico da aterosclerose é feito através do exame físico, eletrocardiograma, arteriografia e Doppler, que permitem avaliar o local afetado, a circulação no coração e ainda visualizar o interior das artérias.

No entanto, a aterosclerose no início normalmente não manifesta sintomas e não é detectada no eletrocardiograma. Para diagnosticar a doença nas fases iniciais, é necessário realizar um teste de esforço na esteira pelo menos uma vez por ano, com um médico cardiologista.

Saiba mais em:

Quais os sintomas da aterosclerose?

Quais as causas da aterosclerose?