Perguntar
Fechar

Qual é o tratamento para aterosclerose?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O tratamento da aterosclerose é baseado em:

  1. Mudanças na alimentação
  2. Prática regular de exercícios físicos
  3. Manter um peso adequado
  4. Controlar o colesterol
  5. Controle rigoroso de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes
  6. Não fumar
  7. Medicamentos específicos
  8. Cirurgia, mais raramente.

dieta saudavel

A aterosclerose não tem cura, mas a sua progressão pode ser controlada através dessas medidas.

A alimentação deve ser orientada preferencialmente por um profissional, nutrólogo ou nutricionista, com baixo teor de sal, consumo equilibrado de gorduras e proteínas, além de aumentar a ingesta de água, legumes e frutas.

A atividade física, da mesma forma, deve ser orientada e acompanhada por profissional da área, que saberá desenvolver um programa adequado pra sua idade, condições físicas, sempre evoluindo conforme possível, o que ajuda a não cair na rotina e perder a motivação. Também vale ressaltar que para ser realmente eficaz, deve ser realizado pelo menos 4 vezes por semana.

Com a alimentação saudável e a prática regular e correta de atividades físicas, já está garantida a manutenção do peso e ajuda muito o controle de colesterol e doenças crônicas, entretanto, é recomendado o acompanhamento médico com exames de rotina, conforme orientação, para assegurar essas medidas.

Contudo, quando a aterosclerose já está em fases mais avançadas, o tratamento pode incluir além de mudança de estilo de vida, o uso de medicamentos ou cirurgia. Os medicamentos têm o objetivo de dilatar os vasos sanguíneos e impedir a formação de trombos; a cirurgia, o objetivo de restabelecer a circulação no local afetado.

As mesmas medidas usadas para conter a evolução da aterosclerose também são indicadas para prevenir a doença, ou seja, os hábitos de vida saudáveis, podem sim evitar que essas doenças aconteçam.

O diagnóstico é realizado por exame clínico e alguns exames de imagem, que o médico deverá orientar caso a caso.

No entanto, a aterosclerose no início normalmente não manifesta qualquer sintoma, por isso, para diagnosticar a doença nas fases iniciais, é necessário realizar acompanhamento médico regular, pelo menos uma vez por ano, com um/a médico/a cardiologista.

Saiba mais em:

Quais os sintomas da aterosclerose?

Quais as causas da aterosclerose?