Qual é o tratamento para esporão de calcâneo?
O tratamento para esporão de calcâneo inclui várias medidas que podem ser feitas pela própria pessoa, como: repouso, elevação das pernas, compressa gelada por 20 minutos pelo menos 4 vezes ao dia, exercícios de alongamento do tendão, massagem nos pés e uso de sapatos apropriados, bem almofadados, que se encaixam na curvatura do pé, apoiando o calcanhar e o tornozelo.
Quem tem esporão de calcâneo também deve evitar usar chinelos, sandálias com solado reto e rasteirinhas, evitar andar descalço, usar talas e adesivos e controlar o peso. O calor pode aliviar a dor em algumas situações.
Além disso, em alguns casos, o tratamento do esporão de calcâneo pode incluir o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, aplicação de corticoide ou ainda cirurgia de correção.
O tratamento do esporão de calcâneo pode ser difícil. Porém, em muitos casos, as alterações são ligeiras e se recuperam com o tempo.
Para controlar a dor e a inflamação, são usados medicamentos anti-inflamatórios. Em alguns casos, pode ser necessário aplicar uma injeção com corticoide no local.
O uso de palmilhas especiais, prescritas pelo médico, também pode ser útil para aliviar os sintomas, assim como o tratamento com diatermia e ultrassom.
A cirurgia remove o esporão de calcâneo e é indicada quando os outros tratamentos não produzem resposta satisfatória.
O que é esporão de calcâneo e quais são as causas?
O esporão de calcâneo é uma pequena saliência óssea que surge no osso do calcanhar (calcâneo). O esporão é causado por pressão intensa no calcanhar por períodos prolongados de tempo.
Quando caminhamos, os calcanhares suportam o peso do corpo alternadamente. A pressão é aliviada por tecidos localizados abaixo do osso do calcanhar.
A prática de esportes pode levar a uma sobrecarga dos músculos da panturrilha e do tendão de Aquiles, que se insere no osso do calcanhar (calcâneo).
O tensão no tendão de Aquiles é transmitida para a planta do pé, gerando inflamação ou pequenas rupturas nos tecidos. Quando a pessoa está em repouso, os músculos da planta do pé se contraem para tentar proteger o local afetado e a dor diminui. Porém, ao começar a correr ou andar, a dor volta.
Para reparar e tentar compensar essas lesões repetidas, o organismo forma tecido ósseo ao redor da região inflamada, dando origem ao esporão de calcâneo.
O esporão de calcâneo não provoca dor por si só. As dores surgem devido à inflamação das estruturas que estão próximas.
Quais são os fatores de risco do esporão de calcâneo?
A incidência de esporão de calcâneo é maior em pessoas com mais de 40 anos e com excesso de peso. Indivíduos com artrite, artrite reumatoide, insuficiência circulatória ou outras patologias degenerativas também têm mais chances de desenvolver o esporão. Há ainda fatores genéticos que contribuem para o seu desenvolvimento.
O “pé chato” ou muito arqueado também aumenta as chances de desenvolvimento do esporão de calcâneo.
Nos esportes, a corrida é uma importante causa de esporão de calcâneo, principalmente se a pessoa correr na praia ou em superfícies muito inclinadas.
Quais são os sintomas de esporão de calcâneo?
O principal sintoma do esporão de calcâneo é a dor intensa no calcanhar. Ao andar, a descarga do peso do corpo sobre o calcanhar desencadeia uma dor que é forte o bastante para impedir a pessoa de caminhar.
A dor melhora com o repouso, piora com o esforço e geralmente é mais intensa pela manhã.
Andar sobre superfícies duras ou carregando pesos agrava a dor. Saltar torna a dor ainda mais intensa.
O diagnóstico e tratamento do esporão de calcâneo é da responsabilidade do médico ortopedista ou reumatologista.