Qual nível de Estradiol e FSH é considerado menopausa?

Em que nível de Estradiol e FSH é considerado menopausa? E o beta-hcg também.
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Na menopausa os valores de FSH estão mais elevados e os valores do estradiol podem estar dentro da faixa de normalidade, ou reduzido. O valor de beta-HCG está normal para mulheres não grávidas. Ou seja, o FSH é o principal marcador hormonal para a menopausa.

Valores hormonais na menopausa

  • Estradiol: 10 até 50 mUI/mL (normal = 1,3 até 266)
  • FSH: acima de 25 mUI/mL (normal = 1,2 até 25)
  • Beta-HCG: menor do que 5 mUI/ml

O Beta-HCG é uma fração do HCG (hormônio gonadotrófico coriônico humano), produzido apenas pelas células da placenta, quando a mulher está grávida. Sendo assim, se mantém abaixo de 5 mUI/ml, fora dessa fase reprodutiva da mulher. A menopausa não interfere nesse resultado.

Entretanto, vale ressaltar que não é possível definir a menopausa ou pré-menopausa apenas com as dosagens hormonais. Para o diagnóstico definitivo da menopausa, é preciso duas medidas de FSH acima de 25 mUI/mL, com intervalo mínimo de quatro semanas, além de avaliar os sintomas da mulher e descartar outros problemas.

Na suspeita de menopausa, procure um médico ginecologista para avaliação e conduta.

Valores normais dos hormônios Estradiol e FSH

Os valores considerados normais dos hormônios Estradiol e FSH variam conforme a fase do ciclo menstrual em que a mulher se encontra. Na fase de ovulação, ambos os hormônios atingem seu pico máximo.

Os valores considerados de referência, ou valores normais de estradiol e FSH nas mulheres, de acordo com a maioria dos laboratórios são:

  • Estradiol: 1,3 até 266 mUI/mL
  • FSH: 1,2 até 25 mUI/mL

Saiba mais sobre os hormônios estradiol e FSH nos links:

O que é estradiol?

O que é FSH e qual a sua função?

Valor normal de Beta-HCG

O hormônio HCG é produzido em pequenas quantidades no corpo, pela glândula hipófise, e nos homens, pelos testículos, porém a fração Beta-Hcg não é produzida normalmente no corpo. Sua produção se dá apenas na presença da gravidez, pelas células da placenta.

Mais raramente, o hormônio beta-HCG pode ser produzido por células tumorais, como nos tumores ovarianos.

Portanto, na ausência de doenças ou de uma gravidez, o valor de referência desse hormônio nas mulheres, é sempre menor do que 5 mUI/ml. Durante a gravidez, esse valor aumenta rapidamente no primeiro trimestre, depois se mantém mais estável ou aumenta lentamente.

Leia também: É possível o Beta-hCG estar positivo e não estar grávida? Em que casos?

O que é menopausa?

Menopausa significa a última menstruação da vida da mulher. Acontece por volta dos 45 e 55 anos de idade, e antes de chegar a essa fase, a mulher já experimenta alterações em seu organismo, que geram desconforto e ansiedade. São os sintomas da pré-menopausa.

A definição da menopausa se dá após 1 ano sem menstruar, associada aos sintomas da menopausa e alterações hormonais nos exames de sangue. Após a menopausa, a mulher não pode mais engravidar, uma vez que os ovários deixam de liberar óvulos.

Veja também: Quais os sintomas da menopausa?