Qual o risco de tomar antibióticos durante a gravidez?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

O risco dos antibióticos durante a gravidez é presente nos casos de uso de algum tipo não autorizado durante a gestação. Todo antibiótico deve ser usado com cautela e apenas quando receitado pelo/a médico/a.

Algumas classes de antibióticos não são autorizadas durante a gestação justamente por causar algum tipo de dano no embrião. Esse dano pode ser maior no primeiro trimestre quando a formação do embrião é mais intensa e a consequência do uso de alguns antibióticos pode provocar teratogenia ou má formação.

Os riscos para o feto podem ser:

  • Deficiência no crescimento dos ossos;
  • Coloração anormal nos dentes;
  • Problemas no desenvolvimento das cartilagens;
  • Problema no desenvolvimento das estruturas do ouvido provocando surdez;
  • Toxicidade nos rins.

O uso apropriado e bem indicado do antibiótico é importante no combate de várias infecções que afetam a gestante e a saúde do feto. Esse uso adequado pode salvar a vida das pessoas e evitar a transmissão de doenças para o feto e evitar problemas como parto prematuro.

A gestante deve fazer o acompanhamento pré natal com consultas frequentes ao/à médico/a de família, enfermeiro/a de família, obstetra ou clínico/a geral e realizar as orientações feitas pelo/a profissional bem como fazer uso dos antibióticos apenas com receita e pelo tempo total recomendado.