Qual o tempo de recuperação da rinoplastia?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

O tempo de recuperação da rinoplastia normalmente é de 7 a 15 dias para poder voltar ao trabalho e de 4 semanas para retornar aos exercícios físicos. Esportes ou atividades com risco de traumatismo nasal devem ser evitados por pelo menos 3 meses.

O pós-operatório da rinoplastia costuma ser doloroso logo após a cirurgia mas a dor e o desconforto tende a passar com o decorrer dos dias. O desconforto ocorre devido ao inchaço interno do nariz na fase inicial, de 2 a 3 semanas após a cirurgia, mas melhora facilmente com analgésicos e anti-inflamatórios, prescritos pelo médico.

Em média, dois meses após a rinoplastia, grande parte do inchaço já regrediu. O resultado final da cirurgia pode ser observado depois de 1 ano, ou 2 anos no caso de pessoas com pele mais espessa.

A recuperação da rinoplastia é lenta e gradual e o nariz pode continuar se recuperando ao longo da vida, pelo que pequenas mudanças podem ocorrer com o passar do tempo.

Converse com o seu cirurgião para maiores esclarecimentos e siga atentamente todas as orientações e recomendações fornecidas pelo médico para um melhor resultado.

Leia também: Fiz uma cirurgia recentemente. Quando posso beber bebida alcoólica?