Perguntar
Fechar

Qual o tratamento do HIV?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

O tratamento do HIV é feito com medicações antirretrovirais em formato de comprimidos que a pessoa faz uso diariamente, também conhecidas como Terapia Antirretroviral.

A quantidade de comprimidos usada pela pessoa será de acordo com os tipos de medicações escolhida.

O objetivo do tratamento é aumentar a sobrevida dos portadores do vírus HIV impedindo a multiplicação do vírus no organismo e melhorando o sistema imune da pessoa. O HIV/AIDS ainda não tem cura, mas havendo um acompanhamento correto do tratamento, a pessoa pode viver com uma boa qualidade de vida.

HIV é o vírus que afeta o sistema imune das pessoas podendo causar a AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Nem toda pessoa que tem o vírus HIV irá desenvolver a AIDS. Isso pode ser manejado com o controle e acompanhamento do tratamento.

Durante o tratamento, a pessoa é acompanhada pela equipe de infectologia e realizará exames frequentes para avaliar a resposta do seu sistema de defesa, bem como monitorar a carga do vírus.

Em alguns casos, a pessoa que está em tratamento pode apresentar algumas complicações, como a elevação do colesterol e da glicemia. Essas complicações serão tratadas de acordo com a necessidade de cada paciente.

Além disso, quando a imunidade está baixa, podem aparecer infecções oportunistas, como a herpes e a toxoplasmose, devendo realizar tratamentos preventivos específicos para cada situação.

Leia também:

Como pode ocorrer a transmissão do HIV?

Quais os sintomas do HIV?

Como é feito o diagnóstico do HIV?

HIV tem cura?