Perguntar
Fechar

Qual o tratamento para erisipela?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

O tratamento para erisipela inclui a administração de antibióticos por via via oral, repouso e elevação do membro afetado. Esse é o tratamento se a infecção não estiver numa fase mais avançada.

O uso de antibióticos é mantido durante pelo menos duas semanas, para evitar recidivas. Após 3 ou 4 dias de tratamento, o/a paciente já terá um alívio dos sintomas.

Dentre os antibióticos utilizados no tratamento da erisipela estão a penicilina benzatina ou procaína, amoxicilina, oxacilina, vancomicina e eritromicina.

Em casa, o/a paciente também pode aplicar compressas frias para ajudar a controlar a inflamação, aliviar a dor e o inchaço nas pernas.

Sintomas de erisipela
Erisipela na perna

Pacientes que apresentam feridas na perna ou desenvolvem uma forma mais grave da doença, como a erisipela bolhosa, precisam receber tratamento por tempo indeterminado devido ao risco de erisipelas de repetição.

O que é erisipela?

A erisipela é uma infecção da pele provocada por bactérias do tipo estreptococos ou estafilococos. Essas bactérias habitam naturalmente a superfície do corpo e penetram no organismo através de lesões na pele, que atuam como porta de entrada para os micro-organismos.

A erisipela surge sobretudo nas pernas, mas a infecção também pode ocorrer nas mãos, braços e rosto.

Erisipela bolhosa

A erisipela bolhosa é uma forma mais grave da doença, pois afeta tecidos mais profundos, como músculos e gordura. Em alguns casos, o músculo fica exposto ou pode ser mesmo destruído.

A erisipela bolhosa acomete principalmente pessoas com diabetes descompensado ou com baixa imunidade, como ocorre em casos de HIV e câncer.

Quais são os sintomas da erisipela?

A erisipela surge como uma mancha vermelha na pele, com bordas bem definidas, que aumenta de tamanho progressivamente. Além desse sinal, a pessoa pode apresentar febre alta, tremores, mal-estar, náuseas e vômitos.

Quais são os fatores de risco para erisipela?

  • Insuficiência venosa crônica;
  • Mastectomia;
  • Linfedema;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Doenças cardíacas e renais.

O tratamento da erisipela deve ser prescrito e acompanhado pelo/a médico/a de família, clínico/a geral ou infectologista.