Perguntar
Fechar

Qual o tratamento para olho seco?

O tratamento para o olho seco deve ser realizado de acordo com a sua causa, uma vez que o ressecamento dos olhos pode ser um sintoma de problemas na tiroide, doença de Parkinson, síndrome de Sjögren ou deficiência de vitamina A. Também pode estar relacionado à deficiência da produção ou alteração da composição das lágrimas (filme lacrimal), que lubrificam os olhos, como ocorre em algumas pessoas acima dos 65 anos, ou ainda, devido a fatores ambientais, como a baixa umidade do ar. Nesses casos pode ser indicado pelo médico apenas o uso de colírios lubrificantes.

Outra causa frequente para o ressecamento ocular é o hábito de ficar em frente a tela do computador ou da televisão por horas seguidas. Muitas vezes nessas situações, os olhos permanecem abertos sem piscar por mais tempo que o normal, devido à atenção exigida para essas atividades, provocando o seu ressecamento. Uma mudança de hábito, como a realização de intervalos regulares durante essas atividades pode ajudar a amenizar o problema.

O oftalmologista é o médico indicado para a realização do diagnóstico e tratamento dos problemas relacionados com os olhos.