Quando a cirurgia de hérnia de disco é indicada?

A cirurgia de hérnia de disco lombar ou cervical geralmente é indicada quando os sintomas não melhoram com o tratamento conservador, feito com fisioterapia, acupuntura e medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Se após 3 meses de tratamento não houver melhora do quadro, a cirurgia pode ser necessária.

Em algumas situações, o tratamento cirúrgico da hérnia de disco lombar é considerado urgente, como nos casos em que há perda de força progressiva na perna ou no pé, compressão da medula espinhal, dor incapacitante e perda de sensibilidade na região genital e nos membros inferiores.

Já a cirurgia de hérnia de disco cervical é indicada em casos de perda de força progressiva do membro superior ou quando o paciente não melhora com os outros tratamentos.

Publicidade

Contudo, a maioria das hérnias de disco respondem bem ao tratamento com fisioterapia, acupuntura, repouso e medicamentos. Apesar de não curar a hérnia, esses tratamentos têm como objetivo aliviar a dor e diminuir as limitações. Grande parte dos pacientes retomam as suas atividades depois de 1 mês de tratamento.

Apenas uma pequena parcela dos casos de hérnia de disco tem indicação cirúrgica, já que em mais de 80% das situações os pacientes melhoram espontaneamente ou com tratamento.

Leia também: Qual o tempo de recuperação da cirurgia de hernia de disco?

Como é a cirurgia de hérnia de disco?

A cirurgia de hérnia de disco utiliza técnicas pouco invasivas e até já é possível realizar o procedimento sem necessidade de cortes, através de laser e radiofrequência.

O objetivo do tratamento cirúrgico é remover a hérnia e os fragmentos do disco para aliviar a compressão dos nervos que saem da medula espinhal.

Quando existe instabilidade da coluna, pode ser necessário estabilizá-la com hastes e parafusos, e nesse caso o procedimento é mais complexo.

O disco intervertebral também pode ser substituído por uma prótese, mas não há evidências de que a substituição traz melhores resultados que os procedimentos tradicionais.

O médico neurocirurgião é o mais indicado para realizar a cirurgia de hérnia de disco.

Saiba mais em:

Hérnia de disco tem cura? Qual o tratamento?

Quais os sintomas de hérnia de disco?