Perguntar
Fechar

Quando devo parar de amamentar?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A Organização Mundial da Saúde recomenda a amamentação pelo menos até os 2 anos da criança, sendo que nos primeiros 6 meses de vida, o aleitamento materno deve ser exclusivo como única fonte de nutrição do/a bebê.

Após os 6 meses de idade, a mãe continuará amamentando, mas deve introduzir outros alimentos e líquidos na rotina alimentar da criança.

O leite materno é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento da criança, além de ser um potente protetor contra infecções inoportunas.

A escolha de quando parar de amamentar deve ser feita em um momento de segurança da mãe, considerando aspectos do vínculo estabelecido com o/a bebê e sua vida pessoal/profissional, podendo ser um processo lento, gradual que permita uma decisão baseada na confiança desse binômio.

O aleitamento materno não tem um limite máximo recomendado a partir do qual não se deve mais amamentar. Após o segundo ano de vida, o/a bebê pode continuar em amamentação normalmente. Esse momento deve ser prazeroso para a mãe e o/a bebê, ajudando no fortalecimento do vínculo e continuando na oferta dos nutrientes presentes no leite materno.

Em algumas poucas situações o aleitamento materno deve ser suspenso temporariamente:

  • Lesão de Herpes na mama - a mulher pode oferecer a outra mama e esperar resolver as lesões da mama afetada para voltar a amamentar;
  • Tuberculose ativa - aguardar duas semanas de início do tratamento e, depois desse tempo, pode voltar a amamentar;

Além dos benefícios a curto e a longo prazo para a criança, o aleitamento materno apresenta inúmeras vantagens para a mulher e sua família.

Frequente as consultas de puericultura e converse com o/a profissional de saúde sobre suas dúvidas.