Quanto tempo pode durar uma gripe?
Uma gripe dura em média uma semana (7 dias). A febre é o principal sinal da gripe e dura cerca de 3 dias. Os sintomas mais comuns da gripe incluem febre alta, congestão nasal, tosse, mal-estar, dor de cabeça, dores musculares e dor nas articulações.
Já o resfriado, causado por outros tipos de vírus, pode durar entre 2 e 4 dias e manifesta sinais e sintomas semelhantes aos da gripe, porém são mais brandos e duram menos tempo.
Se os sintomas da gripe se prolongarem por mais de 7 dias, é recomendável procurar um médico, para evitar ou diagnosticar precocemente complicações comuns, como pneumonia e otite (infecção de ouvido).
No entanto, mulheres grávidas e pessoas com diabetes, asma ou doença cardíaca devem buscar ajuda médica assim que surgirem os primeiros sintomas da gripe, para evitar complicações.
As pessoas mais sujeitas a terem complicações com a gripe são os idosos, as grávidas, pacientes com doença crônica nos pulmões, no coração, no fígado ou nos rins, diabéticos ou que tenham outras doenças que baixam a imunidade.
Quando procurar um médico em caso de gripe?
Situações nas quais é indicado procurar atendimento médico imediatamente em casos de gripe:
- Febre que dura mais de 3 dias;
- Febre ou tosse que desaparece por 24 horas ou mais e depois reaparece;
- Febre com:
- rigidez de nuca (dificuldade de abaixar a cabeça, ou encostar o queixo no peito);
- dor de cabeça muito forte;
- dor de garganta intensa;
- dor de ouvido (ou saída de secreção pelo ouvido);
- erupção ou manchas na pele;
- Urinar pouco ou observar urina escura;
- Expectoração com catarro marrom-esverdeado ou com sangue;
- Vômitos intensos ou muito frequentes;
- Dificuldade em beber líquidos ou mamadeira, no caso das crianças;
- Muita agitação ou sonolência, também no caso de bebês e crianças.
Qual é o tratamento para gripe?
A gripe é uma doença autolimitada, alcançando a cura completa pela própria reação do organismo, mesmo sem medicações. A não ser casos que evoluam com complicações.
Não existe um medicamento específico para tratar a gripe, embora sejam prescritos medicamentos sintomáticos, ou seja, remédios que servem apenas para amenizar os sintomas.
Durante a gripe, a pessoa deve permanecer em repouso, em casa. Para baixar a febre, geralmente recomenda-se o uso de paracetamol. Também é indicado o uso de soro fisiológico nas narinas para diminuir a congestão nasal e ingerir bastante líquidos, como água, sucos e chás e manter alimentação saudável, auxiliando o sistema de defesa do corpo.
O que é a gripe e como se transmite?
A gripe é uma doença viral que afeta sobretudo as vias respiratórias. A transmissão do vírus ocorre através da inalação de gotículas de secreção eliminados por uma pessoa infectada ao tossir ou espirrar. A gripe também pode ser transmitida pelo contato direto com objetos contaminados com secreção.
Por isso, a melhor forma de prevenir a gripe é evitar aglomerações em épocas de maior incidência, evitar o contato com pessoas doentes e lavar frequentemente as mãos com água e sabão. Ao tossir ou espirrar, é importante tapar a boca com um lenço ou com o antebraço. Não usar as mãos. Manter uma boa alimentação para fortalecer o sistema imunológico.
Para maiores esclarecimentos, consulte um/a médico/a clínico/a geral ou um/a médico/a de família.