Perguntar
Fechar

Que alimentos ajudam a baixar a pressão alta?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Os alimentos que ajudam a baixar a pressão alta, ou seja, controlar a hipertensão arterial, são aqueles que atuam sobretudo nos vasos sanguíneos. Muitas vezes, esses alimentos têm efeito vasodilatador, relaxam as artérias, contribuindo para redução da pressão arterial.

Dentre os alimentos que auxiliam no controle da pressão alta estão a soja, o farelo de trigo, a semente de abóbora, a melancia, a banana, entre outros.

Entretanto, é muito importante ressaltar que o consumo desses alimentos não substitui de forma alguma os medicamentos usados para tratar e controlar a hipertensão arterial.

Alimentos para baixar a pressão alta

Soja

Possui isoflavona, um fito-hormônio que relaxa os vasos sanguíneos e ajuda a baixar a pressão alta. Pode ser consumida sob a forma de tofu e proteína de soja.

Farelo de Trigo

Contém magnésio, zinco e vitaminas do complexo B, nutrientes que promovem uma vasodilatação das artérias e ajudam a baixar a pressão.

Semente de Abóbora

É rica em potássio, um mineral que contribui para uma melhoria da elasticidade das artérias. As sementes de abóbora também potencializam a ação dos remédios para pressão alta.

Melancia

Possui L-citrulina, uma substância que estimula a formação de óxido nítrico, um gás que dilata os vasos sanguíneos e por isso ajuda a baixar a pressão arterial.

Banana

Assim como a semente de abóbora, é rica em potássio, que melhora a elasticidade das artérias, baixando a pressão.

Como baixar a pressão alta naturalmente?

Além de uma alimentação adequada, com pouca ingestão de sal, o tratamento da hipertensão arterial inclui também perder peso (quando necessário), praticar atividades físicas regulares, não fumar, diminuir o estresse e o consumo de bebidas alcoólicas.

Diminuir o sal da alimentação

O sal em excesso na alimentação é uma das principais causas de hipertensão arterial. Para não ser prejudicial à saúde, o consumo diário de sal não deve ultrapassar a dose uma colher de chá.

Para isso, recomenda-se substituir o sal por especiarias no preparo dos alimentos e evitar o consumo de alimentos industrializados.

Praticar atividade física

Praticar exercícios físicos regularmente pode baixar de forma significativa a pressão alta. Porém, é importante que a atividade física seja frequente, pelo menos 4 vezes por semana, durante uma hora, ou 30 minutos, todos os dias.

Emagrecer

O excesso de peso aumenta a sobrecarga sobre o coração. Por isso é recomendado emagrecer, quando estiver acima do peso adequado para sua idade e altura, para auxiliar no controle da hipertensão arterial.

Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas

O abuso de bebidas alcoólicas pode aumentar a pressão arterial.

Não fumar

O fumo deixa as artérias mais rígidas, elevando a pressão arterial e aumentando os riscos de complicações como trombose e AVC.

Diminuir o estresse

O estresse libera hormônios que elevam a pressão arterial e é por isso prejudicial para quem tem pressão alta.

Para maiores esclarecimento sobre as formas de baixar a pressão alta, consulte um médico de família, um clínico geral ou um cardiologista.

Pode lhe interessar também: