Sim, a depender do tipo de tratamento que foi realizado para aumentar a chance de gravidez a possibilidade de gestação de gêmeos pode ser maior. Os tratamentos para infertilidade que estimulam a ovulação podem favorecer o nascimento de gêmeos, trigêmeos ou mais bebês.
Dentre os principais medicamentos e tratamentos para engravidar que aumentam as chances de ter gêmeos, estão:
- Indutores da fertilidade (Clomid, Indux): O uso destes ao estimular a ovulação podem fazer com que a mulher libere mais de um óvulo durante o período fértil, aumentando a chance de gravidez gemelar entre 5 e 12%; as chances de trigêmeos ou mais é inferior a 1%;
- Inseminação artificial: estima-se que nessa forma de tratamento o risco de gravidez de gêmeos é de cerca de 20%.
- Fertilização in vitro (FIV): Neste tratamento quanto maior o número de embriões usados e transferidos para o útero maior o risco de gravidez múltipla, por isso geralmente o médico opta pela menor número possível de transferência de embriões, conforme a idade da mulher.
É importante lembrar que as chances de ter gêmeos não dependem apenas do tratamento ou do medicamento usado para engravidar, mas também da história familiar, raça (mulheres negras têm mais chances de terem gêmeos), idade (probabilidade maior para mulheres com mais de 30 anos), além de muitos outros fatores.
O médico obstetra poderá esclarecer melhor as suas dúvidas sobre as chances de ter gêmeos ao fazer um tratamento para engravidar.