Perguntar
Fechar

Quem tem diabetes pode comer tapioca, beterraba, batata doce e ovo?

Sim, quem tem diabetes pode comer tapioca, beterraba, batata doce e ovo, desde que todos esses alimentos sejam consumidos nas doses certas e estejam inseridos numa dieta alimentar personalizada, balanceada e adequada para diabéticos.

A tapioca pode fazer parte da alimentação de quem tem diabetes, podendo inclusive substituir o pão em algumas refeições. Lembrando que a tapioca é fonte de carboidratos e, em excesso, pode aumentar os níveis de glicose no sangue. Assim, deve fazer parte de um plano alimentar equilibrado, de acordo com as necessidade calóricas do paciente.

A beterraba pode ser incluída num plano alimentar para diabetes, mas deve ser consumida em doses pequenas e junto com as refeições. A quantidade recomendada é de duas fatias finas ou uma colher de sopa de beterraba ralada no almoço e jantar. Já o suco de beterraba contém muito mais do que isso, pelo que é contraindicado para diabéticos.

A batata-doce é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico. Isso significa que a batata-doce libera lentamente o açúcar para a corrente sanguínea, sem provocar picos de glicemia no sangue, o que é bom para quem tem diabetes.

Além disso, a batata-doce é uma boa fonte de fibras solúveis que atrasam a absorção de açúcar e gordura, auxiliando assim o controle das taxas de glicose e colesterol.Contudo, apesar dos benefícios, a batata-doce não pode ser consumida à vontade. A quantidade varia conforme as necessidades energéticas de cada paciente.

Leia também: 5 alimentos que ajudam a controlar a diabetes

Quanto ao ovo, apesar de não ter carboidratos e ser uma boa fonte de proteínas, deve ser consumido sem exagero. Em excesso, os ovos também elevam a glicemia e podem sobrecarregar os rins. Uma pessoa com diabetes pode comer até 6 ovos por semana, dentro de uma dieta balanceada, sem prejudicar a sua saúde.

Para saber ao certo o que pode ou não comer, bem como as quantidades certas de cada alimento, consulte um nutricionista. Este é o profissional indicado para elaborar um plano alimentar equilibrado e adequado para quem tem diabetes.

Também podem lhe interessar:

Quem tem diabetes deve evitar comer o quê?

Quem tem diabetes pode comer melancia e banana?

Que cuidados com a alimentação deve ter uma pessoa diabética?