Perguntar
Fechar

Quem tem herpes pode tomar sol?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim, quem tem herpes pode tomar sol desde que não esteja com as lesões ativas, ou seja, com feridas e bolhas nos lábios. Caso as lesões já tenham surgido, não é recomendado pegar sol no rosto.

Vale lembrar que a exposição ao sol prolongada, favorece o aparecimento das feridas do herpes labial, por reativação do vírus, mesmo que aplique protetor solar nos lábios. Por isso, sempre que for a praia ou locais com muita exposição solar, faça uso de um bom protetor e mesmo assim, evite a exposição solar direta e por períodos longos.

Outras condições que podem diminuir a resistência, precipitando o aparecimento do herpes são:

  • Má alimentação, principalmente se for pobre em vitaminas e minerais;
  • Estresse;
  • Depressão;
  • Dormir pouco;
  • Exercícios físicos intensos;
  • Cansaço físico ou mental.

É importante tentar perceber qual é o principal fator desencadeante no seu caso, pois nem todos os sistemas imunológicos reagem da mesma forma a essas situações. Há pessoas que são mais sensíveis ao sol, enquanto outras têm crises de herpes durante o frio, pelo ressecamento dos lábios, por exemplo. Até mesmo o período menstrual pode favorecer uma crise de herpes.

No entanto, o número de casos de herpes labial aumenta mesmo no verão, o que requer sempre cautela na hora de se expor ao sol.

A melhor forma de prevenir uma crise de herpes labial é manter o sistema imunológico forte, evitar situações de estresse, além de combater o vírus com o medicamento específico assim que for observado.

Leia também:

Como se pega o herpes labial?

Como controlar Herpes Labial?

Para maiores esclarecimentos, consulte um/a médico/a dermatologista ou infectologista.