Perguntar
Fechar

Quem tem problemas de tireóide pode engravidar?

Sim, pode engravidar, desde que sua condição esteja sob controle. A gravidez está diretamente relacionada com o aumento da necessidade de secreção hormonal pela tireoide, a partir das primeiras semanas depois da concepção. A gestação provoca diversas alterações fisiológicas que mexem com a função da tireóide, de maneira a suprir esta maior demanda. Para as mulheres grávidas normais que vivem em áreas suficientes em iodo, este desafio em ajustar a liberação de hormônios tireoidianos geralmente ocorre sem dificuldades.

Entretanto, em mulheres com a capacidade funcional da tireoide prejudicada por alguma doença tireoidiana ou naquelas que residem em áreas de insuficiência de iodo, isso não ocorre. Durante a gestação, são necessárias considerações especiais no manejo das disfunções da tireóide, uma vez que tanto o hipotireoidismo como o hipertireoidismo podem causar complicações para a mãe a para o feto. Além disso, a presença de nódulos na tireóide são frequentemente detectados em gestantes, podendo haver necessidade de diagnósticos diferenciais entre benignos e malignos durante a gravidez.

Em caso de dúvidas a respeito, caso tenha uma doença da tireoide (suspeita ou confirmada) e pretenda engravidar, consulte um endocrinologista e um ginecologista. Eles poderão avaliar detalhadamente o seu caso - através de anamnese, exame físico e eventuais exames complementares; determinar seu diagnóstico correto e orientá-la quanto ao tratamento ideal e conduta a ser tomada.