Resultado do TSH deu <0,01, o que quer dizer?
Olá, fiz um exame de sangue e o Resultado do TSH (Hormônio Tireoestimulante Ultra Sensível) deu <0,01, o que quer dizer?
Um valor de TSH menor que 0,01 indica que esse hormônio está alterado e abaixo do valor considerado normal.
O que é o TSH ultra sensível?
O TSH é a sigla do Hormônio Estimulante da Tireoide. Ele é produzido na glândula hipófise e atua estimulando a glândula tireoide a produzir os seus próprios hormônios (T3 e T4). Todos esses hormônios são responsáveis por estimular o metabolismo corporal.
O TSH ultra sensível é o exame laboratorial realizado para avaliar os níveis deste hormônio no sangue.
O nome dele é ultra sensível pois esse exame tem uma sensibilidade elevada e é capaz de detectar mesmo os valores bem baixos do hormônio. Ele é o teste de escolha para diagnosticar hipertireoidismo. É um exame simples realizado a partir da amostra de sangue e, em geral, é solicitado pelo médico juntamente com outros exames de sangue.
Para que serve o TSH?
O hormônio TSH é importante para investigar o funcionamento da glândula tireoide. Com o seu resultado, é possível acompanhar e investigar alterações que afetam a produção de hormônios da tireoide.
Qual o valor normal do TSH?
O valor considerado normal do TSH varia entre 0,5 e 5,0 µUI/mL. Esse valor de referência pode variar em função do laboratório, da idade do paciente e do método utilizado para análise.
O resultado do seu exame (menor de 0,01) está abaixo dessa referência. Por isso, pode-se dizer que o seu TSH está baixo.
O que significa um TSH baixo?
Um valor baixo de TSH pode indicar uma funcionalidade elevada da glândula tireoide, o que pode ser devido a:
- Hipertireoidismo
- Tumores da hipófise
- Uso de medicamentos (corticoides, dopamina, levodopa)
- Estresse
- Ansiedade
- Distúrbios alimentares
- Doses altas de levotiroxina utilizada no tratamento do hipotireoidismo
O desajuste no tratamento do hipotireoidismo pode provocar uma redução excessiva do TSH. Por isso, quem faz tratamento com uso de hormônio levotiroxina (Puran T4®) deve realizar um acompanhamento médico contínuo para avaliar a necessidade de ajuste da dose diária do remédio.
O TSH desejável de quem faz uso da levotiroxina é entre 0,3 e 3,0 µUI/mL.
Quais os sintomas do TSH baixo?
A pessoa com TSH baixo pode apresentar sintomas de um metabolismo acelerado como:
- agitação e irritabilidade
- ansiedade e nervosismo
- problemas para dormir
- aumento do apetite
- perda de peso
- fadiga
- fraqueza muscular
- tremores
- pele quente e úmida
- aumento da transpiração
- aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia)
- evacuações frequentes
- bócio
- olhos saltados
- alterações menstruais
Quais as causas do Hipertireoidismo?
O hipertireoidismo pode ser causado pela Doença de Graves, Ademona Tóxico, ou Bócio Multinodular Tóxico.
Esses acometimentos levam à alteração no funcionamento da glândula tireoide levando a uma alta produção de hormônios T3 e T4. Com isso, há uma supressão na glândula hipófise que, consequentemente, reduz a sua produção de hormônio TSH.
TSH baixo na gravidez
Durante a gestação, a função tireoidiana deve ser monitorizada adequadamente pois os hormônios produzidos pela mulher devem ser suficientes para ajustar os metabolismo fetal e materno.
Por isso, os valores de referência do TSH durante a gravidez é diferenciado. Um valor acima de 2,5 µUI/mL deve ter um acompanhamento mais específico e, por vezes, é indicado o uso de medicação para atingir o valor desejável do hormônio.
Valores de TSH baixo na gestação podem indicar hipertireoidismo. Quando ele é leve e moderado, pode ser controlado com o acompanhamento clínico. Porém, caso a gestante tenha sintomas importantes, o tratamento é indicado.
Diante desse resultado de exame, é importante marcar uma consulta com o médico que solicitou o exame para que ele possa dar seguimento ao seu caso clínico e indicar o melhor acompanhamento possível de acordo com sua história pessoal.
Leia também:
O que significa TSH ultra sensível alterado?
O que é hipertireoidismo e quais os sintomas?
Nódulo na tireoide é perigoso? Qual é o tratamento?
Referências:
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Sociedade Americana de Tireoide