Perguntar
Fechar

Reumatismo tem cura? Qual o tratamento?

Reumatismo é um termo genérico, leigo, que pode "englobar" mais de duzentas doenças que acometem as articulações, músculos, ligamentos, tendões e órgãos internos.

O reumatismo de partes moles (das estruturas periarticulares: tendinites e bursites) é o mais frequente, assim como a osteoartrite (artrose), mas também são doenças reumatológicas: Artrite reumatóide; Artrites por cristais (gota); Artrites infecciosas; Espondiloartropatias (Artrites reativas, espondilite anquilosante, artrite psoriásica); Artrites crônicas da infância (artrite reumatóide juvenil); Febre reumática e Osteoporose.

Todas estas doenças listadas tem tratamento e algumas delas podem ser curadas, como bursites, tendinites e febre reumática. As demais doenças podem ter controle satisfatório dos sintomas com o tratamento adequado.

Usualmente são usados anti-inflamatórios não esteroidais e corticoesteroides, associados a analgésicos e outras drogas específicas, como imunossupressores, a depender da doença.

Por englobar grupo tão grande de enfermidades, é muito importante caracterizar o tipo de reumatismo a fim de propor tratamento efetivo e adequado. O diagnóstico do tipo de reumatismo e o tratamento devem ser orientados pelo médico reumatologista.