Perguntar
Fechar

Rinite tem cura? Qual o tratamento?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A rinite alérgica é uma doença crônica que não tem cura, apesar de poder apresentar melhora ou até resolução dos sintomas com o passar dos anos ou tratamento adequado.

O tratamento visa controlar a doença, aliviando e/ou prevenindo os sintomas através de higiene ambiental, medicamentos e/ou imunoterapia, sendo cada um indicado de acordo com a gravidade dos sintomas e a necessidade de cada paciente.

O objetivo da higiene ambiental é evitar que a pessoa entre em contato excessivamente com a substância que desencadeia os sintomas, os alérgenos, através de medidas como manter o quarto bem ventilado, evitar ao máximo o acúmulo de poeira, usar colchão coberto com capa protetora, bem como o travesseiro, remoção de mofos, e em especial, evitar contato com fumaça de cigarro e outros tipos de poluentes ambientais.

Os medicamentos usados no tratamento da rinite previnem ou aliviam os sintomas e são escolhidos de acordo com o tipo de rinite. Medicamentos como anti-histamínicos locais (spray nasal) ou sistêmicos (orais), anti-leucotrienos e corticosteroides (nasal) são os remédios mais usados e tem o objetivo de reduzir a inflamação na mucosa nasal.

O tratamento com imunoterapia é indicado em casos mais graves e que não respondem aos tratamentos convencionais, pode durar alguns anos e tem como objetivo diminuir a sensibilidade do organismo ao alérgeno.

Além disso, a desobstrução nasal frequente com soro fisiológico também é benéfica ao paciente.

Caso tenha suspeita ou diagnóstico de rinite alérgica, o/a médico/a deverá ser consultado/a para prescrição do tratamento específico conforme necessidade de cada pessoa.