O sangramento vaginal fora do período menstrual pode acontecer por diversas situações, desde um problema externo, como presença de inflamação ou infecção vaginal, pequenos traumatismos, problemas hormonais ou um problema uterino, considerado "sangramento uterino anormal".
Entretanto, para definir esse diagnóstico, é preciso mais informações e um exame médico geral e ginecológico. Fale com seu médico ginecologista.
Não deixa de investigar, porque embora a causa mais comum seja vaginose bacteriana ou apenas um traumatismo local, pode também representar um sintoma inicial de uma doença mais grave, como o câncer de colo de útero, doença tão comum na nossa população, que quando diagnosticada precocemente tem maior possibilidade de cura.
A própria vaginose bacteriana, quando não tratada adequadamente, pode evoluir com complicações e sequelas, como a infertilidade.
Causas de sangramento vaginal
As causas de sangramento de curta duração no meio do ciclo, está muito associada a pequenos traumas, alterações hormonais e sangramento de escape, porém existem muitas outras causas que através de um exame médico já serão suspeitadas. Com a suspeita clínica, o especialista poderá pedir exames que confirmem seu diagnóstico, e quando necessário, iniciar o tratamento adequado.
Portanto, tudo terá início na consulta médica.
Podemos citar como causas possíveis de sangramento vaginal:
- Vaginose bacteriana
- Candidíase
- Pequenos traumatismos (durante relação)
- Sangramento de escape (comum no meio do ciclo)
- Uso regular de duchas higiênicas
- Uso de produtos de higiene íntima
- Disfunção hormonal
- Pólipo uterino
- Gravidez
- Tumor de colo de útero
O médico ginecologista é o especialista nesse assunto. Agende uma consulta para avaliação e conduta.
Sangrar durante a relação, é normal?
Sangramento de escape pode ser considerado menstruação?