Sangue na urina, o que pode ser?
A presença de sangue na urina, chamada hematúria, é uma alteração do sistema urinário que pode ser visível, através da mudança de cor da urina para um tom mais avermelhado (hematúria macroscópica).
Nesses casos a urina adquire um tom rosado, avermelhado ou bastante similar ao sangue, com coágulos sanguíneos, inclusive, em casos mais graves. Também pode ser invisível, quando a presença de sangue é tão pequena que só consegue ser detectado através de exames laboratoriais (hematúria microscópica).
Uma única gota de sangue já é suficiente para que a urina mude de coloração. Dezenas de condições podem provocar sangramentos na urina, algumas delas inofensivas, outras bem graves, entre elas:
- Cálculo (Pedra) nos rins ou ureteres (uma das principais causas, deve ser investigada);
- Infecções urinárias;
- Câncer dos rins, da próstata ou da bexiga (pessoas geralmente mais idosas);
- Hiperplasia benigna da próstata (HBP);
- Uretrites por doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia ou gonorreia;
- Doença policística renal;
- Doenças do glomérulo, como glomerulonefrites;
- Lúpus eritematoso sistêmico;
- Anemia falciforme;
- Traumas na região do rim, bexiga ou próstata;
- Procedimentos médicos no trato urinário, como biópsia dos rins biópsia da próstata, litotripsia, endoscopia urinária, etc;
- Feridas da uretra após passagem de sonda vesical;
- Cistite rádica (lesão da bexiga por radioterapia);
- Medicamentos (ex: pyridium, rifampicina, fenitoína, nitrofurantoína, entre outros);
- Tuberculose urinária;
- Excesso de cálcio na urina;
- Endometriose;
Hematúrias inofensivas:
- Doença da membrana fina: É comum o indivíduo apresentar uma hematúria microscópica sem ter nenhuma causa identificada, mesmo com investigação intensa. Geralmente estes indivíduos apresentam a doença da membrana fina (ou hematúria benigna familiar), uma alteração genética das membranas dos glomérulos que causa perda de sangue na urina sem que isso tenha qualquer significa clínico. Essa alteração não oferece nenhum risco ao paciente.
- Hematúria após esforço físico: A hematúria após esforço físico é um sangramento urinário, macro ou microscópico, que surge após a realização de qualquer atividade física extenuante. Geralmente é passageira e desaparece depois de alguns dias de repouso. Se o paciente for jovem, saudável, não tiver outras queixas e a hematúria desaparecer com o repouso, não há necessidade de nenhuma investigação mais profunda.
Em caso de sangue na urina, um médico (preferencialmente um urologista) deverá ser consultado. Ele poderá avaliar detalhadamente, através de anamnese, exame físico e eventuais exames complementares, qual o seu diagnóstico correto, orientá-lo e prescrever o melhor tratamento, ou encaminhá-lo a um especialista de outra área se necessário, caso a caso.
Também pode lhe interessar: O que pode deixar a urina vermelha?