Perguntar
Fechar

Sangue O+ com A+ qual a tipagem dos filhos?

Eu tenho o sangue O+ e meu marido é A+, qual é a tipagem dos nossos três filhos?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Quando os progenitores tem sangue O+ e A+ os filhos podem ter os seguintes tipos sanguíneos: O+ ou A+ ou O- ou A-.

Tipos de sangue

Os tipos de sangue são definidos de acordo com as proteínas que existem na superfície dos glóbulos vermelhos no sangue. Quando existem proteínas tipo A, esse sangue é classificado como tipo A; quando existem proteínas do tipo B, sangue tipo B; quando existem os dois tipos, chamamos de sangue tipo AB, e quando não existe nenhum dos dois tipos, chama-se O (ou zero).

Existe também um outro tipo de proteína presente nas células sanguíneas chamado de fator Rh, quando este fator está presente o sangue é considerado RH positivo, quando ausente é RH negativo. Também se pode representar os fatores Rh positivo ou negativo pelos sinais de + ou -, respectivamente.

Pais O+ e A+

Filhos de pais com tipo sanguíneo O e A podem ter os dois tipos sanguíneos, podem tanto nascer com tipo sanguíneo O, quanto com o tipo sanguíneo A.

Existem duas composições genéticas possíveis para o sangue tipo A, uma em que existem apenas genes dominantes e outra em que existe também um gene recessivo. Se a composição do sangue tipo A for dominante todos os filhos daquela pessoa terão o sangue tipo A, caso o outro genitor tenha o sangue tipo O.

Se pelo contrário, a composição genética do genitor com sangue tipo A tiver também um gene recessivo, haverá a chance de 50% da criança ser do tipo sanguíneo O.

Em relação ao fator Rh, também é possível que a criança nasça tanto com o fator Rh positivo, quanto com o fator Rh negativo.

Veja também:

Pais com Rh negativo podem ter filhos com Rh positivo?

Quais podem ser os tipos sanguíneos dos meus filhos?

Pai A- e mãe O+, qual tipo sanguíneo do filho?

Pais com Rh positivo podem ter filhos com Rh negativo?