Perguntar
Fechar

Sarcoma de Kaposi tem cura? Qual o tratamento?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sarcoma de Kaposi raramente pode ter cura, na maioria das vezes o tratamento melhora as lesões, porém podem retornar. A escolha do tratamento específico, depende de alguns fatores, como as características da lesão, localização e extensão das lesões, rapidez de evolução da doença, grau de imunidade da pessoa, efeitos colaterais dos medicamentos e gravidade do caso.

O tratamento pode incluir:

  • Medicamentos antirretrovirais;
  • Quimioterapia;
  • Radioterapia;
  • Tratamento local (crioterapia ou eletrocoagulação) e
  • Cirurgia.

Todo paciente portador de HIV deve ser iniciado o tratamento com antirretrovirais, com o objetivo de tratar a doença e ao mesmo tempo a AIDs.

Nas lesões superficiais pode ser feito ainda, uma remoção cirúrgica, crioterapia ou eletrocoagulação. Quando o sarcoma de Kaposi se manifesta com lesões múltiplas ou atinge os gânglios linfáticos, a opção terapêutica normalmente é indicar radioterapia local.

Já o tratamento do sarcoma de Kaposi, mais comum em pacientes que receberam transplante de órgãos ou utilizam medicamentos imunossupressores, consiste na diminuição da imunossupressão, por exemplo, reduzir a dose de corticoide ou imunossupressor que esteja em uso, para melhorar a resposta imunológica, mesmo que temporariamente.

Contudo, o tratamento do câncer está a cada dia mais avançado, assim como o tratamento dos portadores de HIV, e, portanto, alcançando melhores resultados na expectativa de vida dos pacientes com sarcoma de kaposi, se devidamente tratados e acompanhados.

Cabe aos médicos infectologista e oncologista escolherem o melhor método e combinação de tratamento, de acordo com cada caso.

Leia também: O que é sarcoma de Kaposi e quais os sintomas?