Perguntar
Fechar

Se eu tomar anticoncepcional adiantado, posso engravidar?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Dificilmente. Não há um aumento no risco de engravidar se tomar o anticoncepcional adiantado em algumas horas, geralmente a perda da eficácia do anticoncepcional ocorre quando se toma ele atrasado.

Tomar anticoncepcional adiantando, geralmente, não tem problema. Por isso, também pode diminuir o tempo de pausa entre uma cartela e outra.

O que fazer se tomar anticoncepcional adiantado?

Continue a tomar a pílula normalmente, um comprimido ao dia, e faça a pausa no fim da cartela conforme o previsto. O risco de gravidez é mínimo. Veja o que deve ser feito:

  • Tomei adiantado algumas horas: caso tenha tomado adiantado algumas horas, não há com o que se preocupar, no dia a seguir tome a pílula no horário habitual e siga o uso, sem mudanças.
  • Comecei uma nova cartela adiantada: caso tenha tomado o comprimido um dia antes do esperado ao recomeçar uma nova cartela e já faz uso do anticoncepcional, também é só continuar o uso normalmente.
  • Tomei adiantado em um dia no meio da cartela: se tomou o comprimido adiantado no meio da cartela e tenha tomado dois comprimidos no mesmo dia, também não há nenhum problema, é só seguir o uso normalmente nos próximos dias. Nessa situação a cartela terminará um dia mais cedo.

O fato de ter tomado o anticoncepcional adiantado não trará riscos a mais para a saúde, além dos riscos próprios de todo anticoncepcional hormonal.

Posso reduzir os dias de pausa entre uma cartela e outra?

Sim, pode. Se já faz uso do anticoncepcional e deseja começar uma nova cartela alguns dias antes do fim da pausa de 7 dias (ou 4 dias em algumas formulações) não haverá um risco maior de gravidez por conta disso, continuará protegida.

Caso não queira fazer esse intervalo é possível tomar uma cartela seguida da outra, sem diminuição na eficácia da pílula.

Inclusive algumas mulheres costumam não fazer a pausa entre uma cartela e outra quando não desejam menstruar, essa também é uma possibilidade que não interfere no efeito do anticoncepcional.

Posso tomar a pílula algumas horas antes?

Pode. Se deseja tomar o anticoncepcional algumas horas antes do que costuma tomar normalmente também não haverá perda da eficácia do contraceptivo.

O mais importante é tomar a pílula todos os dias. Portanto, pode sim antecipar o anticoncepcional algumas horas.

O que pode afetar a eficácia da pílula?

É importante estar atenta a fatores que podem reduzir a eficácia da pílula como uso de medicamentos (rifampicina, anticonvulsivantes, entre outros), presença de vômitos ou diarreia.

Os medicamentos que mais interferem no efeito do anticoncepcional são:

  • Anticonvulsivantes (Carbamazepina, Topiramato, Oxcarbazepina, Fenitoína e Fenobarbital);
  • Rifampicina;
  • Rifabutina;
  • Primidona;
  • Anabolizantes;
  • Alguns anti retrovirais como o Ritonavir.

Caso faça uso de algum desses medicamentos e contraceptivo hormonal consulte o seu médico para uma avaliação sobre o melhor método contraceptivo indicado para o seu caso.

Também pode ser do seu interesse: