Secreção meio esverdeada saindo do meu... o que seria isto?

Meu pênis está saindo uma secreção meio esverdeada, o que seria isto?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Algum tipo de infecção, possivelmente uma uretrite, pode até mesmo ser decorrente de uma infecção sexualmente transmissível (IST), procure um médico para que seja realizado o diagnóstico e tratamento mais adequados. As uretrites podem causar saída de secreção esbranquiçada, amarelada, transparente ou mesmo esverdeada.

O que é uretrite e quais os sintomas?

A uretrite é a inflamação da uretra acompanhada de corrimento, é uma das principais causas de secreção uretral, que corresponde a saída de liquido do pênis. É causada principalmente por micro-organismos de transmissão sexual, por isso, pode ser considerada uma infecção sexualmente transmissível.

O principal sintoma é a presença de corrimento e secreção no pênis, que pode variar de um corrimento em aspecto de muco ou purulento.

Outros sintomas podem estar presentes nas uretrites, como:

  • Dor uretral;
  • Ardência durante a micção;
  • Dificuldade para urinar;
  • Prurido uretral (coceira na região da uretra);
  • Vermelhidão uretral.

Quais as principais causas de uretrite e corrimento no pênis?

Os principais agentes causadores da uretrite são duas bactérias a Neisséria gonorrhoeae e a Chlamydia trachomatis.

Outros agentes que também podem causar uretrite, mas são menos frequentes são:

  • T. vaginalis;
  • U. urealyticum;
  • Enterobactérias;
  • M. genitalium;
  • Vírus do herpes simples;
  • Adenovírus;
  • Candida spp.

Uretrite gonocóccica (gonorreia)

Um dos principais agentes causadores de uretrite é a bactéria Neisséria gonorrhoeae, quando a uretrite é causada por essa bactéria essa doença é chamada de Gonorreia ou de uretrite gonocóccica. Os seus principais sintomas é a presença de um corrimento purulento e ardência e dor para urinar.

Pode também ser uma infecção assintomática e passar despercebida, principalmente nas mulheres. A bactéria pode também causar infecção no reto ou na faringe e tem uma transmissibilidade de 50%, ou seja, o risco de um parceiro contaminado transmitir a Neisséria G. para o outro é de 50%.

No homem a bactéria pode ainda contaminar o epidídimo e a próstata, causando um quadro de orquite e prostatite.

O tratamento da uretrite gonocóccica é feito através de antibióticos.

Qual o tratamento da uretrite e corrimento no pênis?

O tratamento inicial das uretrites é feito com dois antibióticos: a ceftriaxona 500 mg, injeção intramuscular na dose única e a azitromicina 500 mg, 2 comprimidos também dose única. O tipo de antibiótico utilizado pode ser modificado a depender do agente causado da uretrite.

É essencial que no caso de infecção sexualmente transmissível a parceria sexual também seja tratada. Também é importante o uso de preservativo durante o tratamento, e também como forma de prevenção das uretrites e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

Caso apresente qualquer tipo de secreção ou líquido anormal saindo do pênis consulte sempre um médico para uma avaliação e tratamento.