Perguntar
Fechar

Sensação de peso e pressão na cabeça, sem vontade de fazer as coisas...

Eu tive bebê faz 2 meses, e senti isso antes, mas passou e agora voltou: uma sensação de peso e pressão na cabeça, as vezes como um "bolo na garganta" e me sinto fraca, sem vontade de fazer as coisas. Também é porque fico muito sozinha em casa e agora comecei a ter medo de ficar só achando que vai acontecer algo comigo. Essa sensação na cabeça não passa, fica o dia todo. Fui no clinico, ele passou psicólogo para mim, pois acha que é psicológico, porque eu fiquei muito tempo só. O que você acha doutor ?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sensação de peso e pressão na cabeça, desinteresse pelas atividades do dia a dia, sensação de fraqueza e "bolo na garganta", são sintomas sugestivos de ansiedade generalizada ou uma síndrome depressiva, principalmente no período em que se encontra, de pós-parto recente. A depressão pós-parto acomete cerca de 10 a 15% das mulheres nessa fase.

A causa desses sintomas parece ter relação com predisposição genética, ou seja, a maioria das mulheres que apresentam a depressão pós-parto já experimentaram sintomas de depressão antes, ou possuem familiares com quadro semelhante, apesar de não ser um fator obrigatório para confirmar esse diagnóstico. Entretanto outras causas devem sempre ser excluídas, como a hipertensão arterial sistêmica ou distúrbio hormonal.

Porém existe tratamento com excelente resposta através de medicamentos seguros, mesmo durante a amamentação, e terapia conjunta com profissional da psicologia. É fundamental que procure atendimento médico, com clínico geral ou psiquiatra o quanto antes para que seja definido seu diagnóstico, e iniciado tratamento.

Pode lhe interessar também: