Perguntar
Fechar

Será que eu posso estar grávida e menstruando?

Gostaria de saber se demora muito para poder engravidar, tomei anticoncepcional uns 6 meses e parei há 3 meses só que antes de parar eu vinha falhando os comprimidos passava 2, 3 dias sem tomar, mas não fiquei grávida. No outro mês parei de tomar por completo e tendo relação porém não sei se fiquei grávida. Minha menstruação veio, mesmo assim tenho dúvidas, não fiz o exame beta porque tenho medo do resultado. Será que posso estar grávida e menstruando?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Não. Se estiver grávida não é possível menstruar, a menstruação é a descamação do endométrio (parede do útero), que só acontece quando não ocorre a fecundação.

Quando ocorre a fecundação e implantação do óvulo no útero, os hormônios se organizam para que o endométrio não descame, e passe a nutrir o óvulo. Inclusive, quando por alguma deficiência hormonal ocorre a descamação (menstruação), o risco de aborto é elevado, pela expulsão do óvulo junto com o sangramento.

O que pode acontecer é um sangramento devido à gestação, que ocorre pela implantação do óvulo na parede do útero, chamado sangramento de nidação, entretanto, esse sangramento é bem diferente do sangramento da menstruação. É um sangramento menos volumoso, normalmente apenas suja a roupa íntima, de coloração mais clara e dura em média 1 a 2 dias.

Saiba mais em: Dá para confundir sangramento de nidação com menstruação escura?

A questão de voltar a engravidar pode acontecer logo no primeiro mês após interromper o remédio, ou pode levar mais tempo, dependendo do organismo de cada mulher, não é possível estimar exatamente esse tempo. No entanto, o fato de estar há três meses mantendo relações sem uso de contraceptivos favorece sim o acontecimento da gestação.

Além do risco da gravidez, a relação desprotegida, oferece um risco de contrair uma doença sexualmente transmissível, o que muitas vezes é ainda mais preocupante. Por isso é importante que procure um ginecologista para esclarecer suas dúvidas e receber as orientações adequadas e atualizadas, visando manter uma vida sexual ativa responsável e sem riscos.

De qualquer forma, recomendamos que faça o teste de gravidez, de farmácia ou o beta HCG (mais específico), porque será a única maneira de ter certeza se está ou não grávida. Sendo positivo, deve procurar um atendimento médico em unidade de saúde básica, para iniciar o programa de pré-natal, que cuidará da saúde da mãe e do bebê.

Pode lhe interessar também: Teste de farmácia de gravidez é confiável?