Perguntar
Fechar

Sinto cegueira noturna, o que pode ser?

Cegueira noturna é a dificuldade de enxergar em lugares com pouca luz, um distúrbio da visão chamado nictalopia. Suas principais causas são: retinite pigmentosa, falta de vitamina A, catarata e miopia. Há ainda casos em que a cegueira noturna acompanha a pessoa desde o nascimento (cegueira noturna congênita).

A cegueira noturna é causada por alterações nos bastonetes, que são as células nervosas usadas pela retina para captar a luz e os tons de branco, preto e cinzento. Se houver alguma anomalia ou lesão nessas células, pode ocorrer perda parcial da visão em situações com pouca luminosidade.

O principal sintoma da cegueira noturna é a dificuldade de enxergar à noite ou em lugares mal iluminados. Além disso, para pessoas com o distúrbio também fica difícil ver as coisas quando passam de um local com mais luz para outro menos iluminado, ou quando saem da penumbra para uma área com bastante luminosidade.

A principal causa da cegueira noturna é a retinite pigmentosa, uma doença de origem genética que impossibilita os bastonetes de reagirem à luz. Há casos em que até a visão diurna é afetada.

A cegueira noturna congênita é hereditária e está ligada ao cromossomo X. Indivíduos com essa desordem sentem dificuldade de enxergar à noite desde o nascimento. Contudo, a visão noturna desses pacientes não piora com o tempo, ao contrário do que costuma acontecer nos casos de nictalopia.

Já a cegueira noturna provocada pela deficiência de vitamina A afeta sobretudo as crianças e os idosos. Sem a vitamina, a região da retina responsável pela visão noturna deixa de funcionar, uma vez que o nutriente é essencial para regenerar uma substância presente nos bastonetes.

Na catarata, além de cegueira noturna, pode haver perda parcial ou total da visão devido à opacidade do cristalino. Como resultado, a visão torna-se embaçada, com imagens borradas e opacas, podendo-se notar um branqueamento no centro do olho.

O tratamento da cegueira noturna depende da sua causa. Muitas vezes é possível tratar o distúrbio com o uso de óculos ou suplementação com vitamina A. Casos de catarata só podem ser resolvidos com cirurgia.

Saiba mais em: Cegueira noturna tem cura?

A cegueira noturna deve ser avaliada por um médico oftalmologista, que irá identificar a causa e indicar o tratamento mais adequado em cada caso.

Leia também: O que é catarata? Tem cura?